Dúvida

Li o livro “Java como programar” 6º edição inteiro e fiz quase todos os exercícios, porém, depois de terminado a leitura me senti muito perdido, pois neste livro aprende-se apenas o básico. Então comecei a estudar c/c++, mas quero continuar o enfoque em Java, pois achei java mais legal. :lol:

Gostaria de saber o que fazer agora para adquirir mais conhecimento voltado para desenvolvimento desktop e que possa ser usado no mercado de sistemas comerciais (erp, crm, etc…)…

No livro fala somente do padrãozão j2se sem mencionar nenhuma outra framework, aliás, só conheço a framework jre que é a que caracteriza o java.

adr7y , se o livro falasse de frameworks ficaria estranho não?
Mas se vc resolveu a maioria daqueles exercícios, então o seu conhecimento já deve ser mais do que satisfatório, parta para swing avançado(monte editores de texto,mini-compiladores…) e api´s como o Forms Layout e de Binding.Não pense que achar requisitos completos para sistemas comerciais é fácil pq não é.É mais fácil pegar projetos prontos e “desconstruí-los” para aprender.Quer estudar um ERP?Pegue o Egen e estude o código.Um programa de finanças?Tem um membro do fórum com um projeto desses, pegue e estude o código.E por aí vai… :wink:

quando vc focar o que vc quer aprender no momento… facilita o aprendizado… cara C é muito diferente de java tem semelhanças mais nao posso dizer que é igual… alias o java que tem semelhanças do C++.
Foque no que vc quer aprender… so isso… :D.
E o livro deitel nao é um bom livro na minha opiniao… comprei ele e so aguentei ler ate o cap 13… aff depois ta ai ta uma merda o livro… todo desorganizado e confuso ao infinito…alias isso ja começa a partir do cap 7… recomendo no inicio… se puder… vc pega o core java, seria use a cabeça…

www.livrosdeprogramacao.com.br

rpz ta tendo algum problema no guj…duplicou minha resposta… alias na hora que enviei… simplesmente caiu a conexao com o guj… :frowning:

quando vc focar o que vc quer aprender no momento… facilita o aprendizado… cara C é muito diferente de java tem semelhanças mais nao posso dizer que é igual… alias o java que tem semelhanças do C++.
Foque no que vc quer aprender… so isso… :D.
E o livro deitel nao é um bom livro na minha opiniao… comprei ele e so aguentei ler ate o cap 13… aff depois ta ai ta uma merda o livro… todo desorganizado e confuso ao infinito…alias isso ja começa a partir do cap 7… recomendo no inicio… se puder… vc pega o core java, seria use a cabeça…

www.livrosdeprogramacao.com.br

quando vc focar o que vc quer aprender no momento… facilita o aprendizado… cara C é muito diferente de java tem semelhanças mais nao posso dizer que é igual… alias o java que tem semelhanças do C++.
Foque no que vc quer aprender… so isso… :D.
E o livro deitel nao é um bom livro na minha opiniao… comprei ele e so aguentei ler ate o cap 13… aff depois ta ai ta uma merda o livro… todo desorganizado e confuso ao infinito…alias isso ja começa a partir do cap 7… recomendo no inicio… se puder… vc pega o core java, seria use a cabeça…

www.livrosdeprogramacao.com.br

Comecei a estudar C/C++ para não ficar preso somente a linguagens interpretadas dependentes de framework para funcionar. Aliás, para um aplicativo java desktop rodar bem, ele precisa de uma quantidade expressiva de RAM, coisa que com programas em C++ não preciso me preocupar muito(depende do tamanho), além do poder que tenho para manipular o hardware, mas isso é outra história.

Gosto de Java e o considero mais produtivo que C e C++ além de ter a grande vantagem de ser portável, porém, cada linguagem tem seus pontos fortes e fracos (não sou defensor xenofóbico de nenhuma linguagem).

Quero fazer sistemas comerciais em Java. Para tal, sei que preciso aprender bastante trabalhar com banco de dados, rede, segurança, etc…

Com o livro do Deitel deu para aprender bastante coisa =]