O XML pode estar em qualquer lugar, desde que o endereço que você acessou retorne esse XML. Mas o mais comum é a própria página ou servlet gerar esse xml, acessando o banco de dados e tal.
Se o js do cliente tiver desativado, não vai funcionar, e não existe alternativa pra isso ehehhe…
nbluis
Vamos lá…
Não necessáriamente precisa ser XML, esta é uma convênção muito usada devido a portabilidade, mas o retorno pode ser um texto qualquer…
Na maquina não fica salvo o conteudo desse arquivo, a não ser algumas vezes no cache do browser, quando o servidor não trata o tempo de expiração do conteudo.
Outra dúvida, se o javascript da maquina do usuario estiver desabilitado, o ajax não funciona? existe alguma alternativa pra isso?
Dai não tem jeito.
o html tem uma tag chamada noscript, que caso o browser não contemple scripts ou eles estiverem desabilitados, ela aparece na tela…mas isso dá apenas o suporte a mostrarmos uma mensagem ao usuário que aquela página necessita de javascript para funcionar.
ps: alguem tem um códgo fonte pronto pra me mandar como exemplo? pode ser simples mesmo…só pra mim entender o funcionamento
o xml não fica na máquina do cliente, na sessão, etc… o xml é a resposta que o servidor retornou… é a mesma coisa do servidor retornar um html, imagem, etc… ele apenas retorna um xml.
o xml é no formato de xml…rs
você que definirá as tags…
se o javascript estiver desabilitado o ajax não funcionará… e não existe uma gambiarra pra corrigir isso…
procure na net sobre exemplos… você vai achar de kilo…rs
t+
K
karen_barbatto
Não necessáriamente precisa ser XML, esta é uma convênção muito usada devido a portabilidade, mas o retorno pode ser um texto qualquer...
se nao precisa ser necessariamente xml, o que mais ele pode retornar?
nbluis
Qualquer tipo de texto, inclusive existe o JSON que implica no retorno direto um objeto javascript.
K
karen_barbatto
estou tentando executar o exemplo do artigo do nbluis
e está dando esse erro
WARNING:Nãofoipossívellocalizaraorigemdocódigo"C:\des\jdev-10.1.3\j2ee\home\applib"dabibliotecacompartilhada"global.libraries"em/C:/Des/java/jdev-10.1.3/jdev/system/oracle.j2ee.10.1.3.36.73/embedded-oc4j/config/server.xml.07/05/22 09:38:08 Error initializing server: Você deve ter pelo menos uma origem de código ou um elemento de biblioteca compartilhada importada para a biblioteca compartilhada "global.libraries" em /C:/Des/java/jdev-10.1.3/jdev/system/oracle.j2ee.10.1.3.36.73/embedded-oc4j/config/server.xml.07/05/2209:38:08Fatalerror:serverexitingProcessexitedwithexitcode1.
alguem sabe porque deu isso? Como eu resolvo?
Pedrosa
Esse modo já está ultrapassado já existem libs que fazem esse trabalho sujo por você:
Faça o teste do ajax em um html normal, sem parafernalhas para ser mais simples.
Este indicação do Pedrosa é também muito interessante, como no artigo, existem sim diversas bibliotecas que hoje fazem o trabalho sujo para voçê.
Algo como o moo tools.
Estes artigos indicados pelo Pedrosa são também muito interessantes, mas não tem seu assunto ligado diretamente a ajax, e sim a prototype que também é um framework javascript, porém com outra funcionalidade.