Dúvidas Ajax

9 respostas
K

Tenho algumas dúvidas sobre Ajax e gostaria de estar tirando…

ao fazer uma requisição para o servidor por js, o servidor retorna um arquivo xml que fica na maquina do cliente para evitar recarregar a pagina…

mas esse arquivo xml fica aonde? na memoria, na sessao, como cookie?

qual é o formato e o que contempla esse arquivo xml?

Outra dúvida, se o javascript da maquina do usuario estiver desabilitado, o ajax não funciona? existe alguma alternativa pra isso?

ps: alguem tem um códgo fonte pronto pra me mandar como exemplo? pode ser simples mesmo…só pra mim entender o funcionamento

Att

9 Respostas

_Renatu

O XML pode estar em qualquer lugar, desde que o endereço que você acessou retorne esse XML. Mas o mais comum é a própria página ou servlet gerar esse xml, acessando o banco de dados e tal.

Se o js do cliente tiver desativado, não vai funcionar, e não existe alternativa pra isso ehehhe…

nbluis

Vamos lá…

Não necessáriamente precisa ser XML, esta é uma convênção muito usada devido a portabilidade, mas o retorno pode ser um texto qualquer…
Na maquina não fica salvo o conteudo desse arquivo, a não ser algumas vezes no cache do browser, quando o servidor não trata o tempo de expiração do conteudo.

Outra dúvida, se o javascript da maquina do usuario estiver desabilitado, o ajax não funciona? existe alguma alternativa pra isso?

Dai não tem jeito.
o html tem uma tag chamada noscript, que caso o browser não contemple scripts ou eles estiverem desabilitados, ela aparece na tela…mas isso dá apenas o suporte a mostrarmos uma mensagem ao usuário que aquela página necessita de javascript para funcionar.

ps: alguem tem um códgo fonte pronto pra me mandar como exemplo? pode ser simples mesmo…só pra mim entender o funcionamento

Escrevi um artigo sobre isso no GUJS
Link:http://gujs.com.br/blog/2007/03/tutorial-basico-sobre-ajax/

Até.

marcelo_mococa

o xml não fica na máquina do cliente, na sessão, etc… o xml é a resposta que o servidor retornou… é a mesma coisa do servidor retornar um html, imagem, etc… ele apenas retorna um xml.

o xml é no formato de xml…rs
você que definirá as tags…

se o javascript estiver desabilitado o ajax não funcionará… e não existe uma gambiarra pra corrigir isso…

procure na net sobre exemplos… você vai achar de kilo…rs

t+

K
Não necessáriamente precisa ser XML, esta é uma convênção muito usada devido a portabilidade, mas o retorno pode ser um texto qualquer...

se nao precisa ser necessariamente xml, o que mais ele pode retornar?

nbluis

Qualquer tipo de texto, inclusive existe o JSON que implica no retorno direto um objeto javascript.

K

estou tentando executar o exemplo do artigo do nbluis

e está dando esse erro

WARNING: Não foi possível localizar a origem do código "C:\des\jdev-10.1.3\j2ee\home\applib" da biblioteca compartilhada "global.libraries" em /C:/Des/java/jdev-10.1.3/jdev/system/oracle.j2ee.10.1.3.36.73/embedded-oc4j/config/server.xml.

07/05/22 09:38:08 Error initializing server: Você deve ter pelo menos uma origem de código ou um elemento de biblioteca compartilhada importada para a biblioteca compartilhada "global.libraries" em /C:/Des/java/jdev-10.1.3/jdev/system/oracle.j2ee.10.1.3.36.73/embedded-oc4j/config/server.xml.

07/05/22 09:38:08 Fatal error: server exiting

Process exited with exit code 1.

alguem sabe porque deu isso? Como eu resolvo?

Pedrosa

Esse modo já está ultrapassado já existem libs que fazem esse trabalho sujo por você:

http://www.sergiopereira.com/articles/prototype140.js.ptBR.html
http://www.prototypejs.org/

Olhe a parte de JSON muito interessante.

nbluis

Oi karen_barbatto;

Esse erro parece ser de seu deploy.

Faça o teste do ajax em um html normal, sem parafernalhas para ser mais simples.

Este indicação do Pedrosa é também muito interessante, como no artigo, existem sim diversas bibliotecas que hoje fazem o trabalho sujo para voçê.
Algo como o moo tools.

Estes artigos indicados pelo Pedrosa são também muito interessantes, mas não tem seu assunto ligado diretamente a ajax, e sim a prototype que também é um framework javascript, porém com outra funcionalidade.

Valeu.

K

valeu…brigadao nbluis…

deu certo.

Criado 22 de maio de 2007
Ultima resposta 22 de mai. de 2007
Respostas 9
Participantes 5