Bem eu faço facudade de Engenharia de Software e estou no segundo semestre e quero me tornar um programador java, já tenho alguns conhecimentos e minhas duvidas são as seguintes:
O livro preparatorio para a certificação sun da Kathya Sierra só encina “besteiras” para vc passar na prova ou coisas uties para o seu dia dia?
O que é preciso para ser um bom programador Java e conseguir trabalhar com a linguagem?
cara , nunca li esse livro pra te responder , tirei a certificação estudando sozinho mesmo
para você ser um bom programador java e trabalhar ,você tem que saber corretamente os conceitos de POO , e alguma experiencia com programação
:arrow: Kra, comprei este livro e achei ele muito bom. Mas é um livro para a certificação java, ou seja, foca os assuntos dos exames, tanto que logo no primeiro capitulo é dito “… este não é um livro para iniciantes e sim um livro para ajudá-lo na certificação sun…”, não é exatamente isso mas a idéia é essa. 
Nesse livro vc vai ter tipo um treinamento do exame e não um treinamento de java e sim o Java do exame, ou seja, se não cai no exame não tem. Sem contar que tem simulados explicando o pq de cada resposta seja ela certa ou errada.
A autora é muito boa tornado a leitura muito agradável.
:?: Agora, se funciona eu já não sei, pois estou apostando neste livro para tirar a certificação.
Para a linguagem eu aconselho quatro livros.
(Pelo menos eu comprei eles e tem me ajudado muito)
:arrow: Core JAVA 2 Volume I - Fundamentos
:arrow: Core JAVA 2 Volume II - Recursos Avançados
Autor:Horstmann, Cay / Cornell, Gary
Editora: Makron Books
:arrow: Java para a Web com Servlets, JSP e EJB
Autor:Kurniawan, Budi
Editora: Ciência Moderna
:arrow: JDBC e Java - Programação para banco de dados
Autor:Reese, George
Editora: Berkeley