Duvidas Avançadas de JasperReport

4 respostas
E

Olá,

Estou usando o Jasper e para o básico e ele funciona bem. Contudo, eu estou inscrito na lista dele e quase ninguém responde ou mesmo pergunta nada lá. Eu vi no site que parece que o Teodor está empolgado porque até precisou criar uma empresa para melhorar o software, mas a lista reflete exatamente o contrário!!! Está mais parada “que água de poço”!!!

Quanto às minhas dúvidas, que por sinal já postei na lista do Jasper mas aquilo está quase “mudo”, são:

1. Existe algum arquivo de tradução para outras linguagens, de tal forma que possamos contribuir traduzindo, por exemplo, o Viewer Swing para o pt-BR?
  2. Existe alguma forma de fazer uma Barra de Progresso para que o usuário não fique achando que o sistema travou, porque o relatório é muito grande e demora pra mostrar na tela? Isso também na versão Swing, pois a versão Web não tem muito o que fazer pra ajudar o usuário.
  3. Em geradores profissionais como o Crystal Reports ou o Delphi/Quick Report, temos a possibilidade de criar eventos como no “OnPrint” de um campo, fazer algum cálculo ou alguma checagem se vai mostrar ou não ou campo, ou até um “OnBeforePrint” de um Band para testar se vai mostrar ou não o Band. Não achei este tipo de coisa no Jasper, não existe mesmo ou tem algum “Plano B” para fazer isso?

4 Respostas

maxguzenski
  1. nao sei

2. nao sei

3. sim da, existe uma TAG chamada “Print when expression” (pelo menos no iReports é assim o nome) que la voce coloca um boolean, se for true mostra o campo, saco false nao mostra :slight_smile: ex.:

F{valor} == null ? new Boolean(False) : new Boolean(true)

e no “textfield expression” tu pode colocar qualquer expressa java, desde q seja de uma linha:

// suponha q valor é um Integer
(F{valor}.intValue() < 10 ) ? new Integer(F{valor}.intValue * 100) : new Integer(F{valor}.intValue / 50)

E
  1. Voce usa a versao em ingles mesmo com o Swing? Ou fez um visualizador personalizado?

2. Estava pensando em pelo menos enganar o usuario, mostrando uma tela do tipo “Aguarde, processando…”, mas tambem nao sei onde eu colocaria isso para que, quando o relatorio estivesse pronto, o Jasper me avisasse e eu tirasse a janela da tela.

3. E esta expressao que voce falou tambem tem algo do tipo para o Band inteiro, nao apenas para um campo?

maxguzenski
  1. eu nao uso Swing, uso SWT … e como projeto é feito por uma equipe grande, alguem aqui fez o visualizador personalizado

2. é, acho q nao deve ser muito dificil implementar isso, mas tem q dar uma pesquisada

3. sim tem. No iReports: botao direito do band, escolha “propriedades” e la tem o Print when expression… q seque a mesma logica: “qualquer combinacao de comandos java em 1 linha, retornando um boolean”

brlima
  1. Eu creiei uma thread pra mostrar uma janela dessas. Dai, depois chamo o relatorio. Quando ele finaliza de carregar pra mostrar em cancelo a thread da janelinha de msg. Eu uso o JRViewer (Component) e deixo ele pronto. QUando monto uma dialog pra inserir ele é quando dou um dispose no frame que ta aberto na outra thread.

Capitchi?

Criado 3 de maio de 2005
Ultima resposta 3 de mai. de 2005
Respostas 4
Participantes 3