Me cadastrei na Amazon, e estou com algumas dúvidas.
Uma instância Micro, é gratuita para sempre, ou só durante o primeiro ano, respeitando o limite das 750h por mês?
Aonde que eu acompanho em quanto está meu débito com a Amazon? Tem como, ou só no final do mês?
Como que calculo em média o preço que vai me custar uma instância? Eu achei umas planilhas, mas achei muito confuso.
Afinal, é mais barato optar por aqueles pacotes q vc diz que vai querer a instância por um ano direto e pagar adiantado, ou optar pelo flutuante q eles optam?
Como que é considerado o uso? Por exemplo, ninguém está usando o sistema agora, então, está contando?
Sei que algumas das dúvidas devem parecer tolas, pois, comecei a mexer hoje no AWS. Mas essas foram as dúvidas.
Todas as suas dúvidas já tem no site da Amazon. É preciso tudo que tem lá. A instância micro não é pra sempre, é apenas por 1 ano que vc nao paga ela respeitando o limite. Mas, eles notificam por email antes de vencer, dai vc decide se vai continuar ou cancelar. Caso contrario será cobrado no seu cartão.
O uso não é um conceito da Amazon. Pouco importa se tem alguem acessando aplicação ou não, se vc tem instância alocadas in use, está sendo cobrado. Exemplo prático? Pense em um e-commerce em época de natal, vc sabe que vai precisar de pelo menos mais 3 instâncias, cerca de 3 semanas antes do natal pois onde possivelmente está acontecendo o maior fluxo de compra, então você vai alocar suas instancias para ficar up nesse periodo. E talvez no periodo da madrugada não seja necessário vc ter as 3 novas instancias rodando apenas 1 delas, já que o pico durante aquele horario não é tão grande como durante o dia, então se vc desliga a instancia entre 00:00-6:00 AM, vc não está pagando.
Na sua propria conta tem isso.
A amazon tem uma calculadora no proprio site.
depende do seu negocio, não regra para isso.
Enfim ,essa instancia micro é bem limitada não tem nem 1GB de memoria. Mas,é bom para brincar ou se vc for usar algo que não precisa de tanta maquina assim. Porém, outra vantagem é que a Amazon disponibiliza outras instancias automaticamente ao identificar que houve um pico alto para o tipo micro e naquele momento ela disponibiliza mais recursos e depois automaticamente ela remove.
Não tem segredo. Pra instâncias on demand é multiplicar o preço da instância por hora * 720 horas (que é 30 dias * 24 horas). Pra instancias reserved é mais complicado. Tem que pegar o valor médio por mês, multiplicar pelo número de meses que você reservou, somar com o one-time payment que você tem que pagar pra reservar a instância e dividir por pelo número de meses que você reservou.
Se você vai ter um servidor que vai ficar rodando 24 horas por dia e tem certeza que vai usar o mesmo tipo de instância, fica bem mais barato usar as instâncias reservadas.
Instância em uso é instância ativa. Se a instância esta iniciada, não importa se ela tem algum usuário acessando ela ou não, você vai pagar por ela.
Enfim ,essa instancia micro é bem limitada não tem nem 1GB de memoria. Mas,é bom para brincar ou se vc for usar algo que não precisa de tanta maquina assim. Porém, outra vantagem é que a Amazon disponibiliza outras instancias automaticamente ao identificar que houve um pico alto para o tipo micro e naquele momento ela disponibiliza mais recursos e depois automaticamente ela remove.[/quote]
Nao entendi, como funciona isto? Por exemplo tenho la um EC2 micro que tem 613MB, se o uso tiver um pico a amazon aumenta a memória ou algo assim?
Enfim ,essa instancia micro é bem limitada não tem nem 1GB de memoria. Mas,é bom para brincar ou se vc for usar algo que não precisa de tanta maquina assim. Porém, outra vantagem é que a Amazon disponibiliza outras instancias automaticamente ao identificar que houve um pico alto para o tipo micro e naquele momento ela disponibiliza mais recursos e depois automaticamente ela remove.[/quote]
Nao entendi, como funciona isto? Por exemplo tenho la um EC2 micro que tem 613MB, se o uso tiver um pico a amazon aumenta a memória ou algo assim?[/quote]
Se sua máquina estiver registrada como elástica, a amazon vai criar novas instâncias para atender suas requisições, mas não aumenta a memória.
Nao entendi, como funciona isto? Por exemplo tenho la um EC2 micro que tem 613MB, se o uso tiver um pico a amazon aumenta a memória ou algo assim?[/quote]
Se sua máquina estiver registrada como elástica, a amazon vai criar novas instâncias para atender suas requisições, mas não aumenta a memória.
[]'s[/quote]
Então, estava até fazendo alguns testes aqui.
Mas ainda esta nebuloso, quando voce diz que a amazon vai criar mais instancias, como seria isto? Não é bem automatico assim como parece né? Eu teria que ter estas instancias prontas ja e configuradas no cloudwatch, Auto Scaling, load balancing e etc correto?
[]'s[/quote]
Mas ainda esta nebuloso, quando voce diz que a amazon vai criar mais instancias, como seria isto? Não é bem automatico assim como parece né? Eu teria que ter estas instancias prontas ja e configuradas no cloudwatch, Auto Scaling, load balancing e etc correto?[/quote]
Isso mesmo. Você cria a imagem (AMI) da instância, define as métricas no cloud watch e usa isso para colocar as máquinas no auto scaling. Até aí, não, não tem nada de automático, muito pelo contrário. Mas quando você faz isso, a criação de mais instâncias é feita, sim, sem interferência manual.
[]'s[/quote]
Mas ainda esta nebuloso, quando voce diz que a amazon vai criar mais instancias, como seria isto? Não é bem automatico assim como parece né? Eu teria que ter estas instancias prontas ja e configuradas no cloudwatch, Auto Scaling, load balancing e etc correto?[/quote]
o automatico que citei é que ela que cuida disso, vc pode está dormindo e teve um pico alto as 2 da manhã, a amazon automaticamente cuidará de colocar as instancias configuradas, ou seja, vc não precisa fazer isso manualmente.
Como vocês ja falaram é preciso setar as coisas antes.