Duvidas basicas de Iniciante

E ai gente beleza??

Então, comecei hj de noite a apender sobre java, segui o artigo do HelloWorld, e outros parecidos na net usando o netbeans e o notepad.
So que me surgiram algumas duvidas, que são as seguintes:
Quando eu estou usando o Netbeans e aperto enter pra pular uma linha e iniciar um comando novo ele fala que esta errado aparece a seguite mensagem (’;’ expected Not a statement)
ficando impossivel de fazer qualquer comando novo, mas se eu faço no bloco de notas e do ctrl+c e ctrl+v funciona milagrosamente, foi algo de errado que eu fiz? eu tenho que fazer alguma coisa pra pular a linha?
as veses quando insiro algo com “import” (sem aspas) ele da um erro e tenho que mover pra classe correta, so que tem vez que quando dou play(f6) não mostra classe nehuma pra selecionar.
O netbeans é o melhor soft pra iniciante?
é possivel eu aprender a programar sem fazer um curso?
Se sim em quanto tempo mais ou menos eu consigo fazer algo descente em java como algum aplicativo simples?
existe algum sdk pra plataforma android, onde eu possa aprender java enquanto estiver fora do pc?

Acho que é so “tudo isso”!

Flws pessoal

Cara eu estudo Java a quase um ano, e acredito que o melhor para se iniciar seja o notepad mesmo, mas talvez algo mais elaborado como o Notepad++ que faz marcações coloridas nas palavras chave para facilitar a visibilidade, com isso você é forçado a compilar seu programa pelo prompt e acaba se familiarizando com esses tipos de erros…
No seu caso é um erro comum de programadores não acostumados com o Java, sintáticamente falando toda instrução em Java termina com um “;” é por isso que o NetBeans esta acusando erro, quando você programar uma instrução deve termina-la com ele, assim a IDE sabe que é o fim da instrução e se prepara para ler a próxima.

Exemplo:

String nome; //Declarando uma variável do Tipo String e chamando-a de "nome"
nome="Anderson Ferreira"; //Atribuindo um texto a variável nome

Eu aconselharia você usar o Eclipse ao invés do NetBeans, o Eclipse é mais simples, mais leve pra sua maquina trabalhar, o NetBeans é muito bom pra desenvolver GUI’s, mas isso é assunto pra um outro post rsrs…

Espero ter ajudado.

Abraço Brother!

Eu aprendi java com notepad e depois comecei a usar o netbeans. Agora hoje já acho que o netbeans é melhor sim para iniciar por causa de algumas ferramentas como por exemplo o debugger, alguns erros o netbeans conserta para você e outras mais. Observe que quando ta errado ele mostra o erro e na maioria dos casos ele tem uma lâmpada do lado ensinando como corrigir.

Em questão do import é o seguinte todo classe que você use você necessitará importar o “endereco” dela ou usa-la setando o endereço.

Exemplo:

import java.util.Scanner; //é o import necessário para um scanner que para quem está começando serve para ler o que o usuario digitou

java.util.Scanner leia = new Java.util.Scanner(System.in);

Assim fica mais simples.

[code]//Importe o pacote.
import java.util.Scanner;

//No programa digita.
Scanner input = new Scanner(System.in).

System.out.println("Digite o valor: ");
int numero = input.nextInt(); // A variável vaireceber o valor digitado pelo usuário.

[/code]

Ass: www.felipeviana.k6.com.br

E ae pessoal!!

Eu comecei pelo Eclipse. Usei-o durante uma disciplina na faculdade.
Hoje utilizo apenas o NetBeans mesmo. Acho melhor.

Usando Linux, descobri uma ide bastante legal para treinar: Geany.
Ela está nos repositório do Ubuntu…pra quem usa fica a dica.

Realmente precisa terminar as sentenças com um “;”

:wink:

eu aprendi direto com o netbeans, já usei por curiosidade o eclipse e não me cativou a usá-lo…

a questão do “;” no java é inevitável
a sintaxe do java é muito semelhante ao da linguagem C

… se tiveres uma boa base da linguagem C pra aprender java será um pulinho
xD

quando a curva de aprendizado…
… depende mais de você do que da linguagem!

a linguagem é fácil de trabalhar
… dominar pode ser um pouco mais complicado, mas não impussivel!
xD

abraço!
até mais!

Como eu disse, o NetBeans não é o melhor pra iniciantes! Como foi dito por todos acima ele corrigi ou já diz oque e onde esta errado, assim você acaba adquirindo um mal habito de deixar ele fazer oque você precisa aprender.
Familiaze-se com erros meu amigo, você tera que tratar muitas exeções trabalhando com Java.
Bons Estudos!
Abraços!

beleza gente, valeu pelas respostas.
o meu problema era o seguinte, enquanto eu n fechasse com ; ele ficava acusando erro, mas era so fecha com ; q ja era.

e a parte do import eu entendi tb. se eu n ctiar uma classe ele n vai funfar, ja no notepad ele junfa pq o javac cria a classe (ta certo?).

to começando a me familiarizar com a linguagem, e to gostando.

sobre o android, alguem sab de algo q funcione?
tipo algo bem simples pra editar usando notepad do android, e usar o terminal pra compilar.

vcs acham q estudando 2h por dia da pra ter um bom aprendizado?

flws gente, forum muito baum!

Olha sobre o android eu não sei se existe, mas acredito que o editor talvez até tenha, vale a pena dar uma procurada por ai.
Cara estude no seu limite, não se regre tanto, procure ter qualidade nos seus estudos, não intensidade.

quanto ao tempo de estudo…
… depende de como vai fluir

a questão é estudar por assuntos…
… alguns tu vai entender de cara e não vai precisar ficar 2h apenas naquele assunto…
… outros talvez precisará dedicar mais do que 2h…

é aquela questão que varia muito de pessoa pra pessoa…

no meu caso que já tinha uma boa base de C trabalhando com o netbeans em 1 mes e poco já tava tinha o conhecimento básico pra trabalhar com java pra web…
… estudar é coisa que deve fazer parte na rotina do dia-a-dia, a gente nunca sabe tudo de tudo…

flw!
até mais!

tipo se é uma coisa q eu gosto eu posso ficar 4h estudando q ei n vo qchar ruim, na verdade acho ateh divertido ver sua criaçao ganhando vida, tava pensando em comprar aquele livro de java enorme (esqueci o nome 6° ediçao), ou baixar o pdf.

sobre o android, tem sim um editor, na verdade tem varios, mas pelo visto n da pra compilar nada no android, o unico modo seria roda ubuntu nele e instalar o jdk no ubuntu.

qual é a verçao mais leve de linux q tem pra rodar o sdk?

esse forum tem verçao mobile?