Estou estudando um tutorial de chat e ja consegui enviar e receber mensagens!
Porém, nao entendi uma parte deste código abaixo ,
Exatamente essa parte aqui :
Scanner in = new Scanner(socket.getInputStream());
PrintWriter out = new PrintWriter(socket.getOutputStream());
Não entendi muito bem o que esta acontecendo ^
Podem me ajudar?
Segue o método run do código;
[code]@Override
public void run() {
try{
Scanner chat = new Scanner(System.in);
O método socket.getInputStream() é responsável por retornar o fluxo de entrada da Socket, para a leitura do que é enviado pela outra ponta.
No caso, você optou por utilizar o Scanner, pois ele oferece métodos mais “convenientes” para a leitura de sua Stream, como ler próximo número, próxima linha, etc. Ao invés de trabalhar diretamente com os bytes que são recebidos.
O mesmo para o PrintWriter para envio diretamente de linhas (println) à sua socket.
// Criada uma instância de Scanner que lê dados a partir de uma instância
// de InputStream. Usa-se o método getInputStream para obter o objeto
// InputStream associado ao Socket.
// Criada uma instância de PrintWriter que escreve dados em uma instância
// de OutputStream. Usa-se o método getOutputStream para obter o objeto
// OutputStream associado ao Socket.
InputStream e OutputStream são classes abstratas que definem os comportamentos básico necessários às operações de leitura e escrita de bytes, respectivamente. A classe Scanner e a classe PrtinWriter disponibilizam operações para serem realizadas sobre objetos InputStream e OutputStream, no caso, leitura e escrita de texto formatado.
O DataInputStream e o DataOutputStream, para o caso de protocolos binários.
Protocolos binários costumam a ser mais eficientes e mais fáceis de implementar.
Porém, não são legíveis a olho nú (o que muitas vezes é uma vantagem).
[quote=ViniGodoy]O DataInputStream e o DataOutputStream, para o caso de protocolos binários.
Protocolos binários costumam a ser mais eficientes e mais fáceis de implementar.
Porém, não são legíveis a olho nú (o que muitas vezes é uma vantagem).[/quote]
Protocolos onde não é transmitido a informação na forma de texto, mas sim, diretamente em sua forma binária.
É exatamente o mesmo conceito de um arquivo binário e de um arquivo texto. Tente ler o que conteúdo de qualquer arquivo .exe e você vai ver do que estou falando.
[quote=ViniGodoy]Protocolos onde não é transmitido a informação na forma de texto, mas sim, diretamente em sua forma binária.
É exatamente o mesmo conceito de um arquivo binário e de um arquivo texto. Tente ler o que conteúdo de qualquer arquivo .exe e você vai ver do que estou falando.[/quote]
Hmm.Entendi.
No caso, então no caso o DataInputStream receberia o socket.getInputStream como parâmetro,por exemplo ?
Por exemplo, num protocolo de texto, o número 2.120.120.123, se transmitido sem os pontinhos ocuparia 10 bytes, isso se você codificar o texto em UTF-8.
Em um protocolo binário, você codificaria essa informação na forma de um int, e ela ocuparia apenas 4 bytes.
[quote=ViniGodoy]Por exemplo, num protocolo de texto, o número 2.120.120.123, se transmitido sem os pontinhos ocuparia 10 bytes, isso se você codificar o texto em UTF-8.
Em um protocolo binário, você codificaria essa informação na forma de um int, e ela ocuparia apenas 4 bytes.[/quote]
O PrintWriter e o Scanner transmitem texto. Isso é, eles fazem o socket esperar constantemente por um separador, no caso, a quebra de linha, \n.
O DataInputStream e o DataOutputStream não dependem de separador. Por isso a preocupação de transmitir tamanhos de dados, descrita no tópico que linkei.
Protocolos binários são muitíssimo mais eficientes do que protocolos texto.
São exemplos de protocolos binários famosos na internet o DHCP, o SSH e os protocolos de aplicações em geral, como Messenger, Skype, Wow…
São exemplos de protocolos texto famosos o FTP, HTTP, SMTP, POP3 e o SIP.
Consegui fazer uma view que mostra a mensagens que os usuários digitam, etc…
Mas, agora tenho uma outra dúvida!
O servidor tem um arrayList dos usuários conectados!
Como eu faço pra enviar esse arrayList pro usuario, pra ele saber quem esta conectado?
Consegui fazer uma view que mostra a mensagens que os usuários digitam, etc…
Mas, agora tenho uma outra dúvida!
O servidor tem um arrayList dos usuários conectados!
Como eu faço pra enviar esse arrayList pro usuario, pra ele saber quem esta conectado?
[/quote]
Você transforma seu objeto em bytes (serializa) na ponta de origem, transfere via stream/socket e na outra ponta você deserializa o que veio - recebendo uma cópia exata do seu objeto.
No caso de Serialização, eu preciso criar um novo socket somente pra receber o objeto arrayList ?
Porque, o único socket que tenho é pra receber as mensagens. Como que vou diferenciar uma mensagem de um array?
If( getInput == String) ???