Estou estudando um tutorial de chat e ja consegui enviar e receber mensagens!
Porém, nao entendi uma parte deste código abaixo ,
Exatamente essa parte aqui :
Scanner in = new Scanner(socket.getInputStream());
PrintWriter out = new PrintWriter(socket.getOutputStream());
Não entendi muito bem o que esta acontecendo ^
Podem me ajudar?
Segue o método run do código;
[code]@Override
public void run() {
try{
Scanner chat = new Scanner(System.in);
O método socket.getInputStream() é responsável por retornar o fluxo de entrada da Socket, para a leitura do que é enviado pela outra ponta.
No caso, você optou por utilizar o Scanner, pois ele oferece métodos mais “convenientes” para a leitura de sua Stream, como ler próximo número, próxima linha, etc. Ao invés de trabalhar diretamente com os bytes que são recebidos.
O mesmo para o PrintWriter para envio diretamente de linhas (println) à sua socket.
// Criada uma instância de Scanner que lê dados a partir de uma instância
// de InputStream. Usa-se o método getInputStream para obter o objeto
// InputStream associado ao Socket.
// Criada uma instância de PrintWriter que escreve dados em uma instância
// de OutputStream. Usa-se o método getOutputStream para obter o objeto
// OutputStream associado ao Socket.
InputStream e OutputStream são classes abstratas que definem os comportamentos básico necessários às operações de leitura e escrita de bytes, respectivamente. A classe Scanner e a classe PrtinWriter disponibilizam operações para serem realizadas sobre objetos InputStream e OutputStream, no caso, leitura e escrita de texto formatado.
O DataInputStream e o DataOutputStream, para o caso de protocolos binários.
Protocolos binários costumam a ser mais eficientes e mais fáceis de implementar.
Porém, não são legíveis a olho nú (o que muitas vezes é uma vantagem).
[quote=ViniGodoy]O DataInputStream e o DataOutputStream, para o caso de protocolos binários.
Protocolos binários costumam a ser mais eficientes e mais fáceis de implementar.