dÚvidas bÁsicas, mas cruciais para quem estÁ iniciando, m

6 respostas
L

Prezados Colegas,

As dúvidas que seguem abaixo são em virtudes de comparativos que traço entre o Java e outras linguagens de programação no qual conheço bem, por exemplo VB, pois quero fazer a mesma coisa e muito mais em Java e sei que isto é possível pelas mensagens que tenho visto no fórum. Resumindo: Java é incrível.

Vamos lá:

1- JOBDC é a única maneira de acessar um banco de dados via Java.

Existem algum driver nativo para acesso ?

2- Como faço para Criar EXEs em Java ?

Em outras respostas aqui no fórum vi sobre JRE, gerar um BAT ou Transformar em EXE através de alguns aplicativos baixados na internet, mas qua a forma mais correta e mais profissional ? AH!, o que é este tal de JRE ?

3- Como distribuir aplicativos JAVA em Windows e em Linux ?

O que é preciso para um aplicativo rodar (Instalar ?) acho que tem muito a ver com a pergunta de cima, mas o que eu quero saber mesmo é se o mesmo aplicativo ( Um cadastro de clientes, por exemplo ) roda nas duas plataformas e/ou o que é preciso para isto acontecer ? e finalizando a forma de instalar e distribuir o aplicativo é igual nas duas plataformas ?

Desde já agradecendo a força, a paciência e a compreensão…

Abraços,

Leandro Severino

Canoas - RS :-o

6 Respostas

R

Leandro,

JDBC é uma API (uma espécie de biblioteca) pertencente ao Java e através dessa API você pode acessar qualquer banco de dados desde que tenha os drivers desse banco de dados. Ex: Se você tiver o driver Oracle para JDBC e o próprio JDBC em sua máquina, você pode acessar o banco de dados!

Quanto aos EXEs, não é profissional gerar executáveis dessa forma pois o aplicativo ficará preso a um Sistema Operacional. O Java gera arquivos .jar através do aplicativo JAR e estes arquivos são executáveis de qualquer platafoma (além disso o JAR pode compactar suas classes).

Para rodar uma aplicação em Linux/Windows/Solaris e etc, basta que você gere a aplicação no formato .class em sua máquina e instale a máquina virtual do Java para plataforma em questão. Ex: Se um computador Solaris

tem a máquina virtual instalada, então o seu byte-code funcionará normalmente.

Para rodar aplicações Java instale o JRE (Java Runtime Enviroment) e para criar aplicações instale o JDK (Java Development Kit), ambos disponíveis gratuitamente no site java.sun.com.

___________________________________________________________ragNT

L

ragNT,

Resumindo não existem drivers de acesso nativo a banco de dados em Java ? e o JBDC é quase que a mesma coisa que o OBDC, porém o principio de funcionamento é o mesmo, é isso ?

Quanto ao aplicativo JAR, vou atrás de literatura…

Quanto a JAVA Virtual Machine e o JRE os dois não são a mesma coisa ? ou estou fazendo confusão ?

Desde já agradecendo

Leandro Severino

F
Quote:
Resumindo não existem drivers de acesso nativo a banco de dados em Java ?

Não. Na verdade, qualquer produto que seja 100% Java(leia-se "Write Once, Run Anywhere"), não possui acesso nativo a recursos de máquina.

Quote:

e o JBDC é quase que a mesma coisa que o OBDC, porém o principio de funcionamento é o mesmo, é isso ?

+/-. ODBC é a casca q a MS criou para acesso a bancos no win(SE falei besteira me corrijam). JDBC é a API de de acesso a qualquer banco de dados, independente de fabricante e Sist. Operacional.

Quote:

Quanto a JAVA Virtual Machine e o JRE os dois não são a mesma coisa ? ou estou fazendo confusão ?

Praticamente a mesma coisa. Como o nome diz, Java Runtime Environment(JRE), ou "Ambiente para rodar Java". A peça chave dele é a Java Virtual Machine(JVM).

Não confunda com JSDK. Este inclui a JRE (Para rodar Java) e mais ferramentas como compiladores e debuggers para desenvolvimento Java.

L

Franklin,

Na verdade o OBDC é uma interface que por baixo trabalha com APIs e para fazer conexão com um banco de dados ele precisa de um driver especifico para cada fonte de dados, por isso que achei que o OBDC e o JBDC são idênticos quanto ao funcionamento, embora acreditando que o JBDC deve estar melhor implementado.

Quanto ao JRE e JVM clareou minha mente a sua resposta, valeu !

Estou estudando Java, pois pretendo fazer do Java minha ferramenta de desenvolvimento de sistemas(Atualmente uso o VB e ASP) e estou começando a trabalhar com o JDK1.2.1 sem IDE´s gráficas, ou seja, criando meus arquivos .java no edit do DOS mesmo.

AH !, mais uma coisa : Sou DBA PostgreSQL (um excelente banco de dados OpenSource, muita gente do Oracle está migrando para esse banco) e qualquer coisa que eu poder ajudar sobre este banco estou a inteira disposição do portaljava e seus visitantes/colaboradores.

Atenciosamente,

Leandro Severino.

O

E ai galera… meio sinistro esse assunto… um cara em outro site de forum Java… disse que conseguiu acessar um banco de dados sem utilizar o ODBC do painel de controle… ou seja é quase um acesso nativo o banco… porque está em java e naum necessita do sistema operacional para acessar o banco de dados… ele prometeu passar um tutorial pra galera dá uma olhada como é que ele fez… eu particurlamente estou ancioso pra ver… e quem kiser conferir… é no GUJ… mas em relação ao que ele disse q conseguiu tá aki…

<A HREF="http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2138" TARGET="_blank">Acessar banco sem ODBC

F

Olá.

Own_Prison,

na verdade, dá acessar a maioria dos bancos de dados sem usar ODBC, usando apenas JDBC. Apenas alguns bancos windows-only que necessitam do ODBC.

Criado 26 de março de 2003
Ultima resposta 1 de abr. de 2003
Respostas 6
Participantes 4