Quando eu crio um arquivo JAR, e coloco na maquina do cliente…(contendo as classes, imagens, etc)…
é possivel ele ver todo meu codigo? Existe alguma maneira? Como posso fazer para evitar isso?
Obrigado
Todo código java é tranquilo voltar ao fonte… existem alguns programas que são chamados de ofuscardo que dificulta isso.
anderson_ans
obrigado pela resposta.
Isso me deixou preocupado, quer dizer entao que todo meu trabalho desenvolvido pode o cliente (que tem conhecimento) em java, pode voltar ao codigo?
Isso seria uma deficiencia do java? Isso me deixou muito preocupado, nao tem alguma forma dele gerar um arquivo EXE?
Obrigado
Andre_Rosa
Lembrando que dependendo do ambiente em que o programa rodará, você pode utilizar alguns recursos. Por exemplo, se for rodar nos sistemas Windows, você pode converter esse jar para exe.
anderson_ans
Opa, isso ja melhora e muito, como faco para converter um JAR para EXE?
1º - Você já entendeu como funciona a compilação de um código Java e que, o que vai no seu Jar são os .class e não os .java ??
2º - Você já pensou que uma das maiores vantagens, senão uma das sobreviventes, do Java, é o fato de o mesmo ser Multiplataforma e que ao transformar o seu .jar num .exe você estará limitando o uso do mesmo somente a 1 plataforma ???
3º - Você pelo menos olhou a solução de Obfuscar o seu código (o que manteria a portabilidade) que o colega acima passou ???
4º - Você pensou que se, o seu usuário só usa Windows, é bem provável que ele não faça nem idéia de como transformar seus .class em .java ??? :twisted:
Abs [] e bons estudos…
anderson_ans
Adriano, obrigado pelos argumentos levantados, minha resposta as questões:
Sim, esse conhecimento ja adquiri.
Concordo com você, porem, ele será usado apenas no windows mesmo.
Ofuscar? Isso já não sei o que é, nem como fazer, mais pelo jeito é a melhor coisa, se existe a possiblidade de “ofuscar” os codigos, então é a melhor solução, assim mantem o sistema multiplataforma e ainda nao corre o risco de ter todo trabalho copiado, é dificil ofuscar???
Já pensei sim, mais sempre existe curiosos, convidados a mexer na maquina, e se caso esse “convidado” tenha conhecimento de Java, pronto, ja obtem todo trabalho.
Obrigado
adriano_si
Fala cara… A última questão eu levantei só pra sacanear mesmo… heueheueheuehueehue