Dúvidas básicas

Olá pessoal!

Eu trabalho com PHP/ASP e agora estou começando com JSP e gostaria que vc´s tirassem umas dúvidas básicas :smiley:

Então aí vai!

1 - Navegando aqui no GUJ percebi que o correto não é programar dentro do arquivo JSP e sim num SERVLET e chama-lo pelo JSP. E é aí que está minha minha dúvida! Como tenho que fazer? Gerar o .class e depois importar pelo JSP? Ou usar aquela tag reservada <jsp:useBean…/>?
Se fosse possível um exemplo seria legal 8)

2 - Outra coisa que penso é se o TOMCAT é free, baixar o pacote J2SE tb é free ou seja montar um sistema em JSP é considerado uma solução free como em PHP?

3 - Alguém tem algum pdf disponibizado sobre JSP, tipo nada taaaaoo básico mas nem tão avançado(em portuga se possível)?

Desde já agradeço!

Tomcat é free, Java é Free, você pode montar um ambiente de desenvolvimento (IDE) free www.elicpse.org

mas uma dica, não comece por JSP e sim comece estudando JAVA.

depois parta pra servlets e no final estude JSP, até lá você pode encontrar outras soluções para a camade de view, como Velocity (que eu acho muito melhor que JSP na maioria dos casos)

Então, eu já estou estudando java e por isso resolvi colocar em prática em algo web com jsp.
Só que tenho dúvidas nessa ligação entre servlet e jsp.

Bom, existem várias maneiras de fazer essa ponte, vou comentar algumas.

Para receber informações da Página, o servlet usa geralmente os métodos doGet e doPost, onde recebe um objeto HttpServletRequest e um HttpServletResponse.

para enviar informações para o JSP, você pode jogar as informações na Session e depois no JSP recuperar essa Session, ou senão usar o Pattern VO (Value Object), no qual você armazena os objetos tudo de uma vez, e manda para o JSP (através da Session).

No JSP você pode capturar tanto via Scriptlets, como tags jsp:useBean e outras tags mais.