Duvidas com a OCMJD (SCJD)

5 respostas
D

Bom dia, galera!

Sou estudante de ciencia da computacao cursando o sexto semestre -praticamente, e atualmente (ja tarde) resolvi que queria ser um programador Java, logo depois, pesquisando mais a fundo a linguagem e suas diversas “aplicacoes” no mercado, decidi que quero ser um desenvolvedor Java. Decidi, tambem, focar-me na certificacao OCMJD (SCJD).

Minhas duvidas sao:
1- Quais certificacoes/ferramentas eu devo ter/conhecer?
2- Qual a ordem mais “inteligente”, dentre as certificacoes/ferramentas citadas pelos Sr.s, eu devo seguir?
3- A certificacao de “arquiteto Java” (SCEA), incluindo toda a preparacao necessaria para consegui-la, me adiciona em algo? Levando em conta que quero ser um desenvolvedor?

Por enquanto estudo para tirar a SCJP -pretendo tira-la este ano, havia comecado pelos irmaos Deitel -parei pag. 122, mas resolvi mudar para o Head First! Java (traduzido)

Se puderem sanar estas minha duvidas, ainda que possam parecer um tanto diferentese ate esquisitas :shock: , eu agradeco muito.

Obrigado!

DvDoS

PS: Nao precisa responder a todas as tres; o que puder compartilhar comigo ja sera o bastante.

5 Respostas

ViniGodoy

Movido para o fórum de certificação.

FernandoFranzini

Ola Brow

São muitas perguntas misturadas no mesma questão…kkkk bem complicado não é mesmo… Mas minha tentativa de ajudar.

1. Todas as certificações valem a pena de alguma forma. O candidato tem que penar para estudar, as provas não são fáceis e vc sempre acaba ganhando muito mais que pensa. Só que fez é que sabe!
  2. Cada prova da SUN/ORACLE é voltada para um perfil de profissional. Vc deve escolher fazer as provas de acordo que área que deseje atuar. Segue um artigo sobre isso - http://fernandofranzini.wordpress.com/2008/06/06/sun-certification-overview/
  3. Se vc deseja um dia atuar com o ARQUITETO JAVA, o conhecimento adquirido na SCEA é um ótimo começo.
  4. Vai minhas dicas de estudo para vc sobre a SCJP - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/08/dicas-para-oracle-certified-professional-java-programmer/
  5. Vai outras dicas sobre a SCJD - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/07/dicas-para-oracle-certified-master-java-developer/
    Pelo que eu vi vc esta começando agora com muitas dúvidas que serão sanadas de acordo com sua caminhada…Então, foque agora nova SCJP e deixa a coisa ir acontecende…pq como vc pode ver é bastante informação para um momento só.
D

Obrigado, Franzini!

Estava muito perdido com relacao as certificacoes, mas agora pude entender melhor tudo isso. Vou seguir um passo de cada vez…
Analisando melhor, eu pretendo seguir para a area de SOA, mas depois da SCJP eu decido qual o proximo passo xD.
Eu jah possuia teu blog no favorito aqui, porem como disse, eu sou iniciante em Java e nao pude aproveita-lo bem, ainda. Eu utilizo o blog, por enquanto, para me manter atualizado com teus artigos -topicos, se preferir.
Tambem quero parabeniza-lo pela FOR-J. Que tudo saia, no minimo, como planejado!

T+ man.

DvDoS

calel

O primeiro passo é mesmo estudar pra SCJP, além do Head First Java que é um ótimo livro pra aprender o básico, o livro da Kate Sierra pega mais detalhes visando a certificação.

Quando você pensa em java seria interessante definir seu objetivo, programar pra desktop, web ou mobile.
Se não me engano a SCJD visa o desktop. Dá uma lida no link que o Fernando passou sobre as certificações pra decidir qual melhor caminho pra vc, no meu caso vou rumo certificações Web =p

Boa sorte!

D

Obrigado, calel!

Como disse anteriormente, eu pretendo tirar a certificacao SCJP este ano. Estou estudando pra isso…
Decidi que quero me especializar em Java na web, mais especificamente na certificacao SCDJWS. Porem, agora decidido o objetivo, eu seguirei um passo de cada vez. Assim tambem ganho tempo pra fazer uma escolha melhor de como alcancar meu objetivo.

T+ man.

DvDoS

Criado 28 de maio de 2011
Ultima resposta 30 de mai. de 2011
Respostas 5
Participantes 4