Firebird é tão banco de dados quanto o access. Ops, o Access não é um banco de dados, é só um aplicativo office capaz de organizar dados em tabelas, mas que não atende ao ACID.
Não sei como está hoje, mas FireBIRD carregava muito a fama de corromper fácil o banco. Ele é fora de cogitação atualmente, era mais usado na época do Delphi como cópia free para quem usava Interbase, por ter se tornado pago depois.
Para estudos/currículo, prefira o Oracle Express, Sql Server Express, PostgreSql ou MySql. Se for usar MySql não use xampp, além de ser mais um programa ocupando recursos, vai maquiar seu aprendizado.
rsrs, sim, tbm n me desce mais. Trabalhei anos com isso.
Realmente, mais sistemas legado em Delphi que usam/usavam e sim, gosta de corromper, nem backup da pra fazer com ele rodando.
Olha são coisas tão desencontradas que eu repenso se os alunos da faculdade são bem instruídos, vamos tentar responder esse questionamento.
O que é XAMPP?
É um pacote que instala o servidor Apache (sendo esse o serviço WWW ou Web), PHP e Perl que são as linguagens para programação e MySQL que o um sistema Gerenciador de Banco de dados.
Você diz: Atualmente estou usando XAMPP porem da muitos erros queria mudar para o FireBird.
Isso de acontecer erros que não ficou bem claro, erros aonde? Veja o aplicativo que dá erros que é um gerenciador ou erros na programação ou até erros no banco? Fiquei na duvida! O engraçado que um não depende do outro explicitamente, mas, um uso o outro como repositório que para funcionar no PHP tem que está configurado para esse banco, que não é nada complicado veja, é simples habilitar isso no php.ini e utilizar no servidor www.
Gostaria de saber qual melhor banco de dados? (Sem ser MySQL) Essa é sua pergunta!
Qual é o melhor, tudo vai depender para qual solução, se você utilizar esse aplicação onde o acesso e a concorrência seja muito grande eu indico Oracle, SqlServer ou PosgreSQL, apesar que eu incluiria o MySQL porque nunca constatei problemas nele, e olha que os bancos da internet para sites são feitos em cima dele, pelas suas vantagens como banco gratuito por exemplo na hospedagem.
Claro que Postgresql seria um banco legal, mas, ai eu te pergunto precisa ser ele mesmo? Se não acha que um software para TCC com MySQL seria muito mais simples sua implementação e não traria problema? (apesar que você disse que está com problemas de erros e ainda não sei onde está o erro).
Bancos Arquivos em sua maioria não é bom, porque não são Sistemas Gerenciador de Banco de dados e eles simplesmente corrompe, bugam, não abrem e você perde todo o serviço feito.
Indico
Utilize Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
MySQL
PostgreSQL
MariaDB
SqlServer (eu acho exagero, mas, pode utilizar SQLExpress)