DUVIDAS COM CAST e vetor

Bom amigos tenhos algumas duvidas sobre vetor se poderem me ajuda fico agradecido ta …

tenho este codigo aq e to tentando fazer ele imprimir os valores que recebe. , ve ai se posso fazer assim …

[code]
int qtdAluno = JOptionPane.showInputDialog(null, “Digite a qntas notas!!”);

String alunos[][] = new String [qtd][3];

for (int i = 0; i<alunos.length;i++){
     alunos[i][0].nota1 = JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 1° NOTA : ");
     alunos[i][1].nota2 = JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 2° NOTA : ");
     alunos[i][2].soma = (alunos[i][0] + allunos[i][0]);
 }
   System.out.println("so das notas " + alunos[i][2]) ;[/code]

[b]entao , tenho o vetor , com 2 notas q o usuario vai digita, // elas vai ser armazenada no vetor ,

quero saber se eu posso armazena a soma , e (outras contas) assim , / criando uma outra instancia do vetor e jogando os valores , para o propio vetor , …

ou tenho que criar uma varia vel mesmo e atribuir os valores a ela,

haa os valores tem q ser do tipo float ne, que o resoltado pode ser 2,5, e etc… ne…

entao fica ai uma uma duvida minha amigos se poderem me ajuda ne…

ja fico agradecido em … falooo[/b]

Já que você fez:

String alunos [[\ = new String [qtd[3;

Você não pode fazer alunos[i[1.nota1 = …

Você poderia criar o objeto aluno

public class Aluno {
   String nome;
   int nota1;
   int nota2;
   int nota3;

//   getters e setters.

public int soma () {return nota1 + nota2 + nota3;|

|

Daí então você cria o vetor
Aluno a[\ = new Aluno[qtde;

alunos[i][0].nota1 = JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 1° NOTA : ");
         alunos[i][1].nota2 = JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 2° NOTA : ");
         alunos[i][2].soma = (alunos[i][0] + allunos[i][0]);
     } 

No código acima, você poderia criar outro for indo de 0 até 2:

for (int l = 0; l < 3; l++) {
         alunos[i][l].setNota (JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 1° NOTA : "));
     } 
|

[code] public static void main(String[] args) {

int qtdAluno = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite a qntas notas!!") );

int alunos[][] = new int[qtdAluno][3];

for (int i = 0; i < alunos.length; i++ ){
      alunos[i][0] = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 1° NOTA : ") );
      alunos[i][1] = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 2° NOTA : ") );
      alunos[i][2] = (alunos[i][0] + alunos[i][1]);
      JOptionPane.showMessageDialog( null,"Soma das notas é : " + alunos[i][2] );
  }

}
[/code]

Pelo que entendi voce quer fazer isso certo ??
Vai receber um numero que vai determinar quantas notas o usuario vai digitar, em seguida vai receber essas notas e exibir suas somas…

Só que voce precisa ficar atento quanto aos tipos das variaves e aos CASTS necessarios, o JPOtion pane te retorna uma String e nao um int como voce estava tentando. Pra utilizar ints voce precisa do cast assim como eu fiz acima…

E somas elementos do vetor e adicionar nele mesmo é perfeitamente possivel.

Espero que código acima tenha te ajudado…
abraços

[b][b]Bom amigos valeu pela ajuda sim em ,

amigo ’ omeganosferatu’
vc entendeu oque eu quero fazer sim em ,
mas eu nao conseguir faze nao aqui , e nem consegui fazer roda este codigo q passo pra mim , …

amigo ‘rodolfocoutinho’
eu tbm nao consegui fazer do jeito que falo nao em , [/b]

mas agradeço por tarem ajudando em ,

bom oque to tentando fazer é , pegar doi ou + valores , (que o usuario vai digitar ) e os armazena no Vetor …

ai quero manda a soma ou calquer conta … para um campo no vetor …

[code] public static void main(String[] args) {

int qtdAluno = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite a qntas notas!!") ); 

int alunos[][] = new int[qtdAluno][3]; 

for (int i = 0; i < alunos.length; i++ ){ 
      alunos[i][0] = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 1° NOTA : ") ); 
      alunos[i][1] = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog  (null,"Digite Sua 2° NOTA : ") ); 
      alunos[i][2] = (alunos[i][0] + alunos[i][1]); 
      JOptionPane.showMessageDialog( null,"Soma das notas é : " + alunos[i][2] ); 
  } 

} [/code]

haaa tambem to com problemas com Cast , se alguem pode me da uma Luz ,

quero converter de String para float , int para float, e vice versa ,…

entao muito obrigado ai …[/i]