Duvidas com DAO mais de uma classe

Amigos, boa tarde…
estou cursando o curso Formador Consultor java, porem como nao tenho experiencia com programação, tenho algumas duvidas que me bloqueia um pouco o aprendizado…
ja aprendi como utilizar o DAO, mvc, jsp etc, mas a minha duvida grande é em relacao ao DAO.

eu para treinar estou tentando montar um sisteminha de cadastrar matricula, e gerar relatorio de quem pagou a matricula ou nao, no curso eu aprendi a gravar no banco utilizando somente uma classe Contato onde teria nome, endereço, telefone etc.
porem tirando duvida com um professor ele me informou que para organização do sistema, seria melhor criar uma classe Pessoa, outra Endereço, outra Cpf etc.

agora minha duvida, como eu faria um DAO para gravar, buscar, excluir no banco, sendo que seriam varias classes e nao somente uma?

exemplo a classe pessoa ficaria assim:

public class pessoa;

private String nome;
private String sobrenome
private Cpf cpf;
private Endereco endereco;

teriam as classes Endereco e Cpf onde teriam rua, cidade, cep e numero cpf etc.

outra duvida seria, como eu poderia colocar no jsp para quando eu digitar a matricula de um funcionario, aparecer todos os dados automaticamente em um formulario para eu so alterar?

agradeço desde ja

Leandro

Olá

Também tenho uma dúvida e por isso nem li sua mensagem. Pergunto:

Colocou um título no tópico de acordo com o que você leu nas regras do fórum? Como imagina que alguém vai advinhar o que está querendo saber?

Sugiro que edite seu tópico e coloque um título que descreva o que quer saber.

[]s
Luca

Obrigado pela dica, achei que iriam ler o corpo da mensagem, irei alterar.

Bom, tua dúvida é interessante, no jsp não é o problema, vc vai pegar a matrícula, passa para a classe que faz a consulta, no caso de serem várias tabelas usa o SELECT ??? INNER JOIN para fazer a consulta e exibe.

Uma classe se relaciona com a outra sem problema nenhum, a classe aluno pode ter um atributo Turma que é um objeto da classe turma.

Espero ter ajudado.

Boa noite mouzer

Se eu entendi bem o que você precisa, a sua dúvida é se precisa ter uma classe DAO para cada uma que você for fazer…

No meu ponto de vista sim…

Ex.: ClienteDao, CpfDao, EnderecoDao…

Pois essas classes denominadas DAO (Data Access Object) elas realizam as ações no banco de dados, então para cada classe existe um DAO…Desde que uma determinada classe necessite de manipulação no banco de dados.

Ex:. Classe: Cliente - Model -> Modelo de negócio
Classe: ClienteDao - DAO -> Irá no realizar as ações no banco (INSERT, SELECT, UPDATE e DELET);

A segunda dúvida, você iria receber via JSP o valor digitado, com a variável preenchida, você usaria uma classe DAO (que irá realiziar o SELECT) e popular o objeto que você precise manipular. Após preenchido você poderia utilizar JSTL para retornar os dados na JSP…

caso não tenha entendido, poste a sua dúvida que tento explicar melhor…

abraços espero ter te ajudado…abraços.