Duvidas com função

2 respostas
P

Como eu declaro e chamo uma função feita no java. Eu estou passando de Delphi pro Java e tenho certas dúvidas em relação a sintaxe. Digamos que em delphi eu teria:

Function F(numero:integer):Integer; begin if Numero = 1 then Result := 1 else Result := Numero * F(numero-1); end;

Na chamada eu faria assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin ShowMessage(IntToStr(F(6))); end;
Essa função seria um fatorial. Como eu faria algo semelhante em java? Só pus o código em Delphi, apenas para fazer uma comparação de um mundo com outro, nada mais.

2 Respostas

E

A sintaxe é exatamente a mesma - você usa nome_da_funcao (argumentos) se estiver usando um método que está dentro da própria classe, ou variavel_objeto.nome_do_metodo (argumentos) se estiver usando um método de algum objeto. O seu código em Java seria:

int f (int numero) {
    int result;
    if (numero == 1) {
        result = 1;
    } else {
        result = numero * f (numero - 1); 
    }
    return result;
}
...
public actionPerformed(ActionEvent e)  {
    JOptionPane.showMessageDialog (this, String.format ("%d", f (6)));
}
marcosvidolin

Você pode chamar um método (em Java temos métodos) diretamente caso esteja na mesma classe. Caso contrario você deve pensar que o método pertence a um objeto, sendo assim você deve criar uma instância da classe que possui o método que deseja executar e chama-la através do objeto. Exemplo:

obj.meuMetodo();

Te aconselho a buscar algumas apostilas sobre Java/OO.
Vejo muito o pessoal iniciar com a apostila da caelum

[]'s

Criado 13 de outubro de 2009
Ultima resposta 13 de out. de 2009
Respostas 2
Participantes 3