Ae meu povo! Olha só, estou começando a trabalhar com Jasper e IReport e tô com algumas dúvidas q acho q vcs podem me esclarecer…
Eu crio um textField no IReport pra gerar um relatório, ex: "O morador e sua esposa moram na rua ". Claro q no lugar desses <>, eu coloco $F{nome_da_variavel}. A dúvida é a seguinte: que nome eu devo colocar dentro desses ‘$F{}’ fields para q, qd eu for gerar o relatório através do jasper, ele coloque as variáveis nos respectivos lugares. Estou usando um Collection como datasource. O arquivo .jrxml já está sendo gerado, preciso preencher ele com os fields… é isso, alguém ajuda?
Ah Breno! Entendi. Mas, complicando agora… como ficaria se eu tivesse um objeto Pessoa dentro da classe Pessoa. Por exemplo:
private Pessoa conjuge;
Ou ainda mais intrincado: Pessoa tiver um conjuge que possui um objeto Carro que possui uma String ‘placa’.
O acesso é direto (tipo quebrando encapsulamento)??
Vlw!
Fernando_Generoso_da
Não…Faça um bean com os atributos que vc necessita no relatório, na aplicação popule esse bean com os dados dos diversos objetos que você têm e utilize esse bean no datasource.
Fernando
Tiago_Farias
Certo, entendi. Agora, ficou faltando uma peça se encaixar: a Collection que eu recebo como parâmetro no método de gerar relatório. Pra que serve então, se para preencher os $F{} fields só eh necessário o Bean populado?