Dúvidas com List

Galera, a dúvida eh a seguinte:

Como buscar, em uma list, determinado Objeto de determinada Subclasse??? Vou explicar, tenho a Classe Veículos e 3 SubClasses (Carro, Moto e Caminhao). Quero buscar na List uma determinada placa e ver se algum dos veículos da List estão com esta placa. Como faço???

Obrigado!!!

Bom todas as subclasses Carro, Moto e Caminhao extendem Veiculos, logo como placa é comum a todos ,creio qie deve ter um metodo getPlacaVeiculo() na classe Veiculo que retorna ums String com a placa do veiculo?? nesse caso é passar a string com a placa que deseja comparar e comparar com a String retornada do getPlacaVeiculo();

primeira pergunta o que vc ja implementou? e onde está com duvida de fazer com o codigo? parece questao de curso de java… mais… para vc ter ideia da resolucao o que há em comum nas tres classes? o metodo que configura a placa acredito que ele venha ser um String… certo? entao vc apenas vai comparar se o objeto retornado do seu List. é equals() o valor que deseja.

//so para ajudar..
String getPlaca(){
return placa;
}

void setPlaca(String placa){
this.placa = placa;
}

for(Veiculo v : list){
if(v.equals("LPC2541")){
System.out.println(v.toString());
}
}

± isso porem vc precisar fazer o list, implementar o toString para o objeto da lista… e por ai vai…

flw!!

Entao cara, eu to em dúvida porque eu quero comprar um determinado objeto da classe Carro, por exemplo. Se eu fizer v.equals eu não estou especificando qual objeto estou comparando (No caso a placa). Como faço para especificar que é a placa que deve ser comparada???