Dúvidas com Métodos

6 respostas
karina.baker

Olá Pessoal …
Olha eu aqui mais uma vez … aceitando a sugestão de um colega aqui do GUJ, comecei a ler a apostila da Caelum, e fazendo um exercicio da conta bancária, chegou a parte do depósito e saque e eu não entendi os métodos, não entendi como eles fazem a conta de subtrair nem de transferir valores
essa é a classe saca e deposita :

1.class SacaEDeposita { 2. public static void main(String[] args) { 3. // criando a conta 4. Conta minhaConta; 5. minhaConta = new Conta(); 6. 7. // alterando os valores de minhaConta 8. minhaConta.nome = "Duke"; 9. minhaConta.saldo = 1000; 10. 11. // saca 200 reais 12. minhaConta.saca(200); 13. 14. // deposita 500 reais 15. minhaConta.deposita(500); 16. System.out.println(minhaConta.saldo); 17. } 18.}

e eu não entendi esses métodos aqui, não sei onde eles vão nem como funcinam,

void deposita(double quantidade) { this.saldo += quantidade; }
Desculpe pela tamanha ignorância minha, sai de uma faculdade de direito e entrei na programção, alias tentando entrar, e to me habituando a matematica e a tudo de novo , mas se puderem ajudar de novo , vou ficar muito grata
bjosss a todos do GUJ

6 Respostas

ramilani12

Olá Karina
sugiro vc a estudar orientação objeto :
A série dos Deitel´s é bem recomendada : Java Como Programa 6º edição
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=730400&ST=SR

Qnto a suá dúvida do método deposito() , esse método é um comportamento da sua classe ou seja a Classe Conta possui um comportamento deposito , saque , transferencia e etc…

Giulliano

Karina depois de se aprofundar em matemática e lógica…

Caso sua linguagem seja Java ou mesmo .Net…você vai precisar estudar os conceitos de OO (Orientação a Objetos)

E aí sim vc irá enteder como esses métodos funciona…(Não precisa se aprofundar em OO, mas quanto mais melhor)

boa sorte

karina.baker

Então pessoal eu comprei o Deitel …
Eu entendi que aquilo são métodos e talz … mas eu não sabia ao certo em qaul classe colocaria eles , pq o exercicios tem 5 classes … to tentando … rssss

Hammer

eh verdade, vc tera q se aprofundar nos conceitos de orientação a objetos para entender melhor.

por exemplo, esse metodo q vc postou:

eh a mesma coisa de:

void deposita(double quantidade) { this.saldo = this.saldo + quantidade; }

ou seja, ele pega o seu saldo anterior e adiciona a quantidade desejada q vc passou como arumento.

o metodo deposita deve ser da seguinte forma:

void saca(double quantidade) { this.saldo = this.saldo - quantidade; // ou this.saldo -= quantidade. }

e com respeito a minhaConta.nome = duke;

vc esta mudando o campo nome do objeto minhaConta q eh um string, da mesma forma vc muda o valor do campo saldo ao fazer isso:

minhaConta.saldo = 1000;

q possivelmente deve ser um double.

espero ter ajudado

ps: tenho esse livro d deitel e axo mt bom.

Sergio_Lima

karina.baker:
Olá Pessoal …
Olha eu aqui mais uma vez … aceitando a sugestão de um colega aqui do GUJ, comecei a ler a apostila da Caelum, e fazendo um exercicio da conta bancária, chegou a parte do depósito e saque e eu não entendi os métodos, não entendi como eles fazem a conta de subtrair nem de transferir valores
essa é a classe saca e deposita :

1.class SacaEDeposita { 2. public static void main(String[] args) { 3. // criando a conta 4. Conta minhaConta; 5. minhaConta = new Conta(); 6. 7. // alterando os valores de minhaConta 8. minhaConta.nome = "Duke"; 9. minhaConta.saldo = 1000; 10. 11. // saca 200 reais 12. minhaConta.saca(200); 13. 14. // deposita 500 reais 15. minhaConta.deposita(500); 16. System.out.println(minhaConta.saldo); 17. } 18.}

e eu não entendi esses métodos aqui, não sei onde eles vão nem como funcinam,

Desculpe pela tamanha ignorância minha, sai de uma faculdade de direito e entrei na programção, alias tentando entrar, e to me habituando a matematica e a tudo de novo , mas se puderem ajudar de novo , vou ficar muito grata
bjosss a todos do GUJ

Olá Karina , a respeito de onde você deve colocar seus métodos é o seguinte, métodos são sempre de alguma classe no seu caso o método deposita deve ser da sua classe Conta, e sua Classe SacaEDeposita é a classe que contém o método main, que é através do método main que você consegue criar instancias e objetos como você fez:

Conta minhaConta;
minhaConta = new Conta();//criou uma instancia

minhaConta.nome = “Duke”;//com seu objeto minhaConta vc acabou de inserir o nome Duke no atributo nome

minhaConta.deposita(500); // com o objeto minhConta vc acabou de chamar o método deposita e passou o valor de 500 para seu atributo saldo.

Agora a lógica é como nosso amigo Hammer descreveu,
Espero ter ajudado um pouco mais.
T+ Sergio Lima

Marky.Vasconcelos

Qm vai chama o método?? a classe Conta então é lá que fica os metodos que ela vai usa

ou então vc pode fazer um rolo sem o this passando objetos mais é mais façil usa o this na classe dela

Criado 29 de maio de 2007
Ultima resposta 29 de mai. de 2007
Respostas 6
Participantes 6