Dúvidas com o import

2 respostas
Rodrigo_Ribaldo

Olá pessoal,
Sou iniciante em Java e estou enfrentando uma dificuldade com JExcelAPI para poder trabalhar com arquivos do excel.
Na verdade é o seguinte, coloquei os imports referenciando jxl.xxx no Netbeans para poder utilizá-la, porém, o Netbeans reclama apontando que nao encontrou o pacote (“Package does not exist”), marcando com um “x” vermelho ao lado da diretiva import.
A dúvida é o seguinte, fiz o download do site do JExcelAPI, e vieram alguns arquivos como por exemplo o jxl.jar, mas não sei o que fazer para que o Netbeans consiga enxergar essa classe.
Se alguém souber, fico agradecido desde já, valeu…

2 Respostas

RenataFA

Feche o NetBeans, vá na pasta em que está instalado seu java (seu java, não o NetBeans).

Ai procure o caminho parecido com esse aqui (o meu é o do java 1.5, veja ai de acordo com o seu java):

“C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06\lib\ext”

Coloque seus .jar ai dentro, junto com outros que estarão ai.
Abra seu NetBeans, normalmente agora, qdo vc clicar no X do erro que vc falou ele vai dar uma sugestão pra vc, pra importar a classe correta.

Rodrigo_Ribaldo

Bom dia Renata,

Infelizmente não resolveu, continua com o mesmo erro.
A pasta que baixei do site que continha o download da JExcelAPI possui outros arquivos e pastas internas que não faço idéia para que servem, sendo um deles a tal jxl.jar a qual coloquei no caminho que vc sugeriu, pois em um exemplo na internet vi o uso do import com as classes jxl.cell,jxl.workbook e etc, por isso que eu acho que é este arquivo “jxl.jar” que devo usar, mas como sou novato, não tenho certeza.
Acho que vou precisar de uma explicação bem básica, desde o download JExcelAPI(pasta no site com vários arquivos e pastas internas) até a importação no Netbeans através de um exemplo básico.
Bom, mesmo assim, obrigado pela ajuda e se souber de mais alguma coisa e quiser ainda me ajudar ficarei muito agradecido.

Tenha um ótimo dia!

Criado 15 de outubro de 2007
Ultima resposta 16 de out. de 2007
Respostas 2
Participantes 2