Olá pessoal, estou estudando JSF e estou com algumas dúvidas:
O JSF segue o padrão MVC.
Pois bem:
O que entendo é Views(páginas) referenciando-se diretamente com o Modelo e vice e versa.
O Controle é abstraído? é a cargo do JSF?
Eu pensava que Manager beans fizesse parte do Controle e gerenciava o modelo(backing bean), mas pelo meu entendimento através dos materiais que estou estudando o Backing Bean seria o Modelo e o Manager Bean seria o mapeamento do Modelo pelo JSF. está correto?
Qual a seria estrutura de pacotes da minha aplicação?
Quais as classes que fazem parte da Visão e quais fazem parte do Controle?
Este é um assunto bem delicado com varios pontos de vista, bom fixando a ideia que o MVC é usado 99,999…% na camada da apresentação, vamos lá:
No caso do JSF eu intendo V = (paginas xhtml, jsp) , C (FacesServlet + facesconfig) , M(ManagedBean)
No caso o Modelo é ponto mais delicado no conceito no JSF, muitas pessoas falam que o ManagedBean é o controlador e o modelo são as regras da aplicação como EJB e tals, mas ao meu ver se usarmos o conceito de que o modelo chama as regras de negocio e não implementa, o ManagedBean pode ser usado como modelo, ou melhor, um tipo de “interface” do modelo.
Estava com essa dúvida, e ainda estou , mas já esta mais claro pra mim, o que entendi pelos post, tutorias etc é o seguinte: