Dúvidas com o OPENCMS

Pessoal,

Alguém aqui utiliza o OPENCMS como gerenciador de conteúdo? Preciso gerenciar minha intranet e escolhi o opencms por ser escrito em JAVA, mas estou com problemas para usá-lo. A instalação foi tranquila, os módulos importados com sucesso…tudo certinho. Mas o único site que aparece é o default da Alkacon. Preciso saber como adicionar a minha intranet (páginas html e jsp, imagens, arquivos, etc) dentro de opencms e daí passar a gerenciá-la.

Alguém pode me ajudar?

Há algum tempo atrás eu estava analisando o OpenCMS pra um projeto que eu iria fazer, mas no final das contas acabei optando por uma outra solução customizada, relativamente mais simples.

Pelo que eu vi do OpenCMS, ele te dá um site pronto, gerenciável, pra que você possa usar como seu guia pra construção do seu próprio site com gerenciamento de conteúdo. Ou seja, o site da Alkacon é um modelo.

ok, mas no meu caso já tenho site pronto. Gostaria agora de “jogar” isso dentro do OPENCMS para gerenicar. Vc chegou a fazer alguma coisa desse tipo? Você falou de uma outra solução, qual foi a solução que você utilizou?

[quote=wender]ok, mas no meu caso já tenho site pronto. Gostaria agora de “jogar” isso dentro do OPENCMS para gerenicar. Vc chegou a fazer alguma coisa desse tipo?[/quote]Você não pode simplesmente jogar o seu site dentro do OpenCMS. Como é o seu site? É todo estático, ou já tem algum conteúdo dinâmico?
Se for todo estático, vc precisará jogar todo esse conteúdo para dentro do banco de dados que o OpenCMS usa. Um trabalho de carga manual mesmo, a não ser que suas páginas sigam rigidamente um padrão estrutural pré-definido, bem formatado, de onde você possa remover o conteúdo através de alguma ferramenta automática. Depois disso você precisará criar as suas páginas “place-holder” que criarão o resultado final, que são as suas notícias, conteúdos, artigos, exibidos no seu site.
Se o seu site já contiver algum conteúdo dinâmico, será necessário adaptar os dados do seu banco (estrutura de tabelas etc) para as tabelas que o OpenCMS usa, e, da mesma forma, você terá que criar as páginas finais, os modelos que receberão os dados, de acordo com os padrões do OpenCMS.

Observação 1: eu estou comentando a respeito apenas do caso mais básico, que é um site simples com notícias para serem exibidas. Notícias, notas, artigos… qualquer “pedaço” de texto formatado, com imagens, links etc. Se você quiser um site com sessões, níveis de acesso, área restrita etc, o buraco é mais embaixo.

Observação 2: de qualquer forma, o trabalho para adaptar um site estático para um dinâmico como esse é muito pouco “automatizável”. Como eu falei antes, não dá pra simplesmente “jogar” suas páginas dentro do OpenCMS, nem o seu banco dentro do banco do OpenCMS, ou simplesmente jogar os dados nele etc etc. Praticamente todo o trabalho terá que ser feito manualmente, incluindo a carga de dados. A vantagem disso tudo é que você terá que fazer isso apenas uma vez.

[quote=wender]Você falou de uma outra solução, qual foi a solução que você utilizou?[/quote]Eu trabalhei numa empresa que tinha alguns gerenciadores de conteúdo customizados, e estávamos avaliando algumas soluções open-source para adaptar para os produtos internos. A solução que encontramos foi criada dentro da própria empresa e foi suficiente, já que a necessidade não era tão grande.

[quote=wender]Pessoal,

Alguém aqui utiliza o OPENCMS como gerenciador de conteúdo? Preciso gerenciar minha intranet e escolhi o opencms por ser escrito em JAVA, mas estou com problemas para usá-lo. A instalação foi tranquila, os módulos importados com sucesso…tudo certinho. Mas o único site que aparece é o default da Alkacon. Preciso saber como adicionar a minha intranet (páginas html e jsp, imagens, arquivos, etc) dentro de opencms e daí passar a gerenciá-la.

Alguém pode me ajudar?[/quote]

Olá !! Eu utilizo OpenCms
Já consegui resolver seu problema ?

Olá !!

Eu utilizo o OpenCms, quem sabe eu possa ajudar
Em que estágio esta seu problema nesse momento ?

Opa Dev-Evolution.

Estamos com um projeto aqui na empresa utilizando o OpenCMS. Estamos tendo vários problemas com a ferramenta e gostaria de saber se vc pode nos dar uma consultoria.

meu e-mail é jrodrigo.dias@godrius.com.br

Obrigado.