Duvidas com relação ao uso do gwt

3 respostas
C

Pessoal, boa tarde.

Sou novato no assunto programação, mas conheço bem de OO. Vamos direto ao ponto.

Estou aprendendo a usar o GWT. Preciso montar uma pagina WEB bem simples com acesso a um pequeno banco de dados para criar na tela uma lista de opções para o usuário.

As perguntas que não querem calar.

1. Já que vou acessar um banco de dados, é necessário ter um servidor de aplicação (Jboss, tomcat etc) rodando junto com essa pagina?

2. Baixei a ultima versão do GWT 1.7.1 no eclipse galileo para windows vista e quando vou executar aparece uma mensagem dizendo que a navegação foi cancelada. Já procurei na internet e vários lugares e não encontrei uma forma de configurar o eclipse para abrir a pagina direto no firefox ou IE e não no hosted mode do GWT, se alguem souber de algum site que explica como fazer ou se souber como fazer. por favor me avisem.

3. Se abrir direto no firefox ou IE é possível debugar?

Obrigado e aguardo retorno.

3 Respostas

davidtiagoconceicao

Olá coelho,

1. Independente de utilizar ou não banco de dados, você vai precisar de um servidor de aplicação. O GWT é um toolkit web baseado em servlets, o que faz necessária a utilização de um servidor de aplicação.

2. É difícil diagnosticar o problema assim. Configure o seu laucher como modo debug ou debugue o EntryPoint de sua classe principal. Tive alguns erros deste tipo e geralmente eles estavam relacionados a algum erro de codificação que cancelava o carregamento da página (NullPointer, StateException e afins).

3. Nunca efetuei o debug diretamente do browser, apenas do browser que o próprio GWT emula. Sugiro que teste e poste as conclusões.

Já que estamos falando de GWT, não custa fazer uma propagandinha de um pequeno texto com algumas referências interessantes para o gwt que escrevi em meu blog: http://davidtiago.blogspot.com/2009/09/gwt.html :wink:

C

Valeu David. Li o que esta no seu blog. Vou entrar no links.

Coelho.

C

Boa tarde a todos.

Caso alguem esteja passando pelo problema 2 a solução esta nessa pagina:
http://code.google.com/intl/pt-BR/webtoolkit/doc/1.6/FAQ_Troubleshooting.html.

Coelho.

Criado 29 de setembro de 2009
Ultima resposta 2 de out. de 2009
Respostas 3
Participantes 2