Duvidas com Servlet

Tenho uma duvida com relação a Servlets. Sou iniciante na área e queria saber. Falam que servlet serve para controlar o fluxo de dados(MVC). Mas sobre o retorno das informações para o cliente, como eu retornaria, existe alguma opção além de colocar tags html no código. Ou ao invés de utilizar um servlet, utilizar somente JSP na aplicação. Não sei se estou sendo muito claro, mas qualquer dúvida eu respondo…
Muito Obrigado pela atenção!!

Ola Rodney,

Pelo que euentendi você quer retornar para algum JSP o que o servlet processar sem que tenha que inserir tags HTML dentro do servlet, sendo assim você pode retornar desta forma

request.setAttribute("nome do atributo", "atributo");
RequestDispatcher rd = getServletContext().getRequestDispatcher( "nome da  pagina JSP" );
rd.forward(request, response);

Depois dissi basta na página jsp você fazer um request.getAttribute( “nome do atributo” )

De acordo com o MVC, o Servlet realiza o papel de controlar e o JSP de apresentação. Dessa forma o Servlet recebe uma requisição e decide para onde vai redirecionar as informações.

O post acim mostra um exemplo de como realizar o redirecionamento através do Dispatcher.

Muito obrigado galera!! Valeu mesmo!!