Dúvidas com Velocity

Olá,

Estou tentando entender um pouco melhor o velocity, mas acho que não comecei muito bem.

Peguei o tutorial que tem na parte de artigos do site, mas quando fui tentar rodar a classe de exemplo lá existente não consegui de forma alguma… Ele sempre da erro quando tenta localizar o arquivo de template.

“org.apache.velocity.exception.ResourceNotFoundException: Unable to find resource ‘template1.vm’”

Coloquei o caminho absoluto do arquivo no código e não funcionou, coloquei o arquivo de template no diretório do projeto e também não funcionou…

Alguém pode me ajudar??? O classpath está perfeito, pois existem algumas referências a classes do velocity antes de tentar localizar o template e essas estão funcionando.

Olá.

Nos de mais informações, como por exemplo, é um sistema WEB ou Desktop?
Como está a estrutura do seu projeto? (digo, onde estão os arquivos dentro dos diretórios).

Na verdade nem é um sistema ainda, portanto não posso dizer que é Web ou desktop… A única coisa que fiz foi criar um projeto, colocar uma referencia ao velocity no meu classpath, copiar a classe de exemplo e tentar rodar…

Como é um teste, utilizei como caminho do projeto o c:\temp\velocity\
copiei o arquivo template1.vm para este diretório e rodei a aplicação.
Não funcionou… tentei então copiar o arquivo template1.vm para o deiretório classes e também não funcionou.

Se ajudar em alguma coisa, eu estou usando o Jdev como IDE. Não posso testar de outra forma pois não tenho nenhum container instalado na máquina, estopu usando o próprio Jdev como container.

[quote=“gandja99”]Na verdade nem é um sistema ainda, portanto não posso dizer que é Web ou desktop… A única coisa que fiz foi criar um projeto, colocar uma referencia ao velocity no meu classpath, copiar a classe de exemplo e tentar rodar…

Como é um teste, utilizei como caminho do projeto o c: empvelocity
copiei o arquivo template1.vm para este diretório e rodei a aplicação.
Não funcionou… tentei então copiar o arquivo template1.vm para o deiretório classes e também não funcionou.

Se ajudar em alguma coisa, eu estou usando o Jdev como IDE. Não posso testar de outra forma pois não tenho nenhum container instalado na máquina, estopu usando o próprio Jdev como container.[/quote]

O seu arquivo .vm, deve ficar na raiz do seu projeto, supondo que seu projeto esteja em c: empvelocity, ele deve ficar dentro desse diretório, no caso de aplicação WEB, a raiz fica dentro de WEB-INF/classes

Tente fazer o download do material do Velity do artigo do GUJ e tente rodar, se os arquivos do .jar do velocity estiver no classpath certo, é para funcionar corretamente.
Único detalhe, no arquivo template1.vm do artigo, na linha #foreach… tem um erro, mude para #foreach ($itens in $lista)