Dúvidas de desempenho do Hibernate

2 respostas
rafael.pereira

Olá,
Estou começando a utilizar o Hibernate e tive algumas dúvidas com relação ao desempenho dele.
Eu não executei nenhum teste de performance, por isso gostaria de saber…

Existe alguma perda de performance quando utilizamos o hibernate como uma camada a mais entre o código Java e o banco (se é que posso considerá-lo uma nova camada)?

Qual é a diferença de desempenho com relação ao JDBC? E existe alguma maneira mais eficiente de acessar um banco de dados (mesmo que exista um custo de aprendizado) utilizando-se Java?

2 Respostas

louds

Existe sim um custo de performance ao usar Hibernate em vez de JDBC diretamente é pequeno e controlavel. Isso, claro, considerando que quando você estiver usando JDBC vai estar fazendo otimizações como caching ou lazy/eager loading.

Que eu saiba alguns fornecedores distribuem drivers especiais com uma API diferente da JDBC que permite melhor performance.

Agora me diz uma coisa, qual o sentido de perguntar isso se você não fez um teste no teu cenario?

rafael.pereira

Na verdade eu estou estudando Hibernate e gostaria de saber o custo realmente de utilizá-lo, principalmente se for um cenário crítico.
Por isso levantei as outras questões.

Obrigado

Criado 12 de maio de 2005
Ultima resposta 12 de mai. de 2005
Respostas 2
Participantes 2