Dúvidas de Iniciante (em java web)

11 respostas
javer

Olá a todos,

Sou desenvolvedor Java Swing há 6 anos e agora quero começar Java Web do básico, gostaria de algumas dicas sobre algumas dúvidas que tenho.

Sou usuário do Netbeans o qual pretendo usar no meu aprendizado web, e o servidor será o GlassFish V2.

Andei pesquisando e notei que existem “milhares” de opções, frameworks, etc…, dá pra ficar bem confuso sem saber o que usar com tantas possibilidades, por isso eu gostaria de saber de quem já é experiente em java web (em java swing eu tenho muita experiência também).

Tenho alguns sistemas grandes em Swing e tenho a idéia de migrar um deles para web (um sistema para transportadoras).

Mas vou deixar o sistema acima de lado até eu aprender bem web trabalhando sobre exemplos.

Por exemplo, digamos que eu queira criar um cadastro de clientes (talvez com MySQL), um CRUD normal, quais seriam os passos que devo seguir? (não pretendo usar nenhum framework pois ainda nem sei como funciona direito a tecnologia web do java).

1. desenvolvo a aplicação com os arquivos…
  2. instala o servidor…
    … ?

Se alguém tiver um passo-a-passo bem simples nesse sentido para iniciante e puder me passar eu agradeço.

Obrigado

11 Respostas

berg.pb

Fala Javer, blz?

Como vc tem experiência com swing, já uma boa!
Do meu ponto de vista, o que vai mudar mais é a plataforma e a lógica do negócio. O acesso e a concorrência ao BD fica praticamente o mesmo.
Vc terá que se acostumar com algumas coisas como sessão, formulários diferentes das aplicações swing, e, lógico, a parte de desenvolviento web que difrere bastante pra quem é já está acostumado com swing.

Verifica aqui no GUJ se não tem material. Talvez no Caleum tb.

Eu recomento o livro “Use a Cabeça - Servlets e JSP”, de Sierra e Cia.
É bom. Começa do básicão mesmo… tão básico que, pra quem tem experiência, fica enjoado a maneira didática de ensinar.

Abraços
Bons estudos.

javer

Muito obrigado pela sua resposta.
Na verdade não tenho experiência apenas em Java Swing, em web também tenho longa experiência em PHP, mas já vi que as terminologias são bem diferentes.

Muito obrigado.

Filipe_Chagas

Cara, tem duas apostilas abertas da Caelum que são realmente excelentes:
FJ-21 - Java para Desenvolvimento Web
FJ-28 - Desenvolvimento Ágil para a Web 2.0 com VRaptor, Hibernate e AJAX
São bem completas e englobam desde o básico de servlets (seu estudo é importantíssimo pra desenvolvimento web) passando por frameworks MVC (Struts e VRaptor no caso) até uso de ajax. Bem legais e bem didáticas.
Vale a pena fazer o download, elas respondem a maioria dos seus questionamentos (e vários outros que vão aparecer!)

javer

Realmente fantástica essa dia amigo, muito obrigado.
Já peguei e já estou lendo.

M

javer,

As apostilas da Caelum são muito boas, mas pelo que entendi você quer começar do zero.
Utilize a FJ21, mas deixe de lado a parte do Struts, Hibernate.
Recomendo que vc leia bastante sobre SERVLET e JSP.
O livro indicado acima é muito bom também (Use a cabeça - Servlet e Jsp).
Em relação a servidor de aplicação, ainda não é a hora de utilizar.
Comece por um Servlet Container como o Tomcat. Existe também uma opção com o Jetty.

Foque em:

• SERVLET
  • JSP
  • TOMCAT (ou outro servlet container)
  • PADRÃO MVC
  • PADRÃO DAO

isso é suficiente para iniciar os estudos na plataforma web.

Espero ter ajudado!

javer

Muito obrigado.

Realmente essa parte de Struts e Hibernate eu nem tentei entender ainda, tou começando pelo básico mesmo, páginas apenas com JSP e também o tal SERVLET.

Estou seguindo e criando vários exemplos, acho muito confuso porque parece que você consegue fazer a “mesma coisa” de várias formas diferentes (isso é comum em programação, mas o que quero dizer é que você consegue fazer um cadastro com o código no JSP mesmo ou em SERVLETS separados, ou ainda usando um framework), :cry:

Eu tenho conhecimento de MVC sim, agora como encaixar na metodologia web ainda estou meio perdido mas eu chego lá.

Valeu pela resposta colega.

Vinci

Model = Regras de Negocios, Dao, etc…
View = Parte visual da aplicação
Controller = restringe a controlar todas as intervenções feitas pelo usuário

:wink:

M

Vou tentar dar uma ajuda.
Uma maneira de fazer:
Voce deve criar um formulario ((jsp) VIEW) que submete para um servlet ((CONTROLER)não esqueça de mapear o servlet no web.xml que fica dentro WEB-INF)). O servlet recebe os dados, instancia e popula o objeto(MODEL) e redireciona para o DAO inserir o objeto no banco. O servlet deve retornar para uma pagina (jsp) que pode ter uma mensagem de sucesso.

Nesse fluxo vc utiliza o padrão MVC, utiliza o padrão DAO e utiliza JDBC para persistencia.

É simples, mas é o básico que todos o framenworks fazem.

Dominando isso, é hora de dar passos além:
Utilize JSTL para retirar qualquer scriptlet do jsp.
Utilize framework para fazer o papel do controler (Struts, Mentawai, VRaptor).
Utilize ferramenta ORM(mapeamento objeto relacional (HIBERNATE, JPA, TOPLINK)) para automatizar a persistência.

Espero ter ajudado

javer

Muito obrigado, aos poucos vai “clareando” a idéia. :slight_smile:

javer

Eu gostaria de alguma idéia para layout.

Alguém teria alguma imagem de algum layout de algum cadastro para me mostrar? Devo colocar tudo em forma tabular (em tabelas) ou editar cada linha mesmo? (já vi que para muitos campos na forma tabular não dá certo).

Por exemplo, um cadastro de clientes com vários campos, ou ainda, uma aplicação com muitos itens de menus, como ficaria?
Em Swing eu tenho a barra de menus onde ficam as opções, e em web como ficaria? Tudo em um menu vertical ou algo assim?

Estou optando em usar o Visual JavaServer Faces no Netbeans (com GlassFish 2 e MySQL), é bem prático e rápido, mas ainda estou engatinhando por isso vou pedindo uns helps.

Se por acaso alguém também usar essas ferramentas o que tem a dizer?

Obrigado.

R

Por favor me ajudem a sair do capitulo 14 da apostila fj-21 nao da certo o struts nem ferrando,nao sobe …

Rene

Criado 6 de abril de 2009
Ultima resposta 17 de set. de 2009
Respostas 11
Participantes 6