Dúvidas de Iniciante (em java web)

11 respostas
javer

Olá a todos,

Sou desenvolvedor Java Swing há 6 anos e agora quero começar Java Web do básico, gostaria de algumas dicas sobre algumas dúvidas que tenho.

Sou usuário do Netbeans o qual pretendo usar no meu aprendizado web, e o servidor será o GlassFish V2.

Andei pesquisando e notei que existem “milhares” de opções, frameworks, etc…, dá pra ficar bem confuso sem saber o que usar com tantas possibilidades, por isso eu gostaria de saber de quem já é experiente em java web (em java swing eu tenho muita experiência também).

Tenho alguns sistemas grandes em Swing e tenho a idéia de migrar um deles para web (um sistema para transportadoras).

Mas vou deixar o sistema acima de lado até eu aprender bem web trabalhando sobre exemplos.

Por exemplo, digamos que eu queira criar um cadastro de clientes (talvez com MySQL), um CRUD normal, quais seriam os passos que devo seguir? (não pretendo usar nenhum framework pois ainda nem sei como funciona direito a tecnologia web do java).

1. desenvolvo a aplicação com os arquivos…
  2. instala o servidor…
    … ?

Se alguém tiver um passo-a-passo bem simples nesse sentido para iniciante e puder me passar eu agradeço.

Obrigado

11 Respostas

berg.pb

Fala Javer, blz?

Como vc tem experiência com swing, já uma boa!
Do meu ponto de vista, o que vai mudar mais é a plataforma e a lógica do negócio. O acesso e a concorrência ao BD fica praticamente o mesmo.
Vc terá que se acostumar com algumas coisas como sessão, formulários diferentes das aplicações swing, e, lógico, a parte de desenvolviento web que difrere bastante pra quem é já está acostumado com swing.

Verifica aqui no GUJ se não tem material. Talvez no Caleum tb.

Eu recomento o livro “Use a Cabeça - Servlets e JSP”, de Sierra e Cia.
É bom. Começa do básicão mesmo… tão básico que, pra quem tem experiência, fica enjoado a maneira didática de ensinar.

Abraços
Bons estudos.

javer

Muito obrigado pela sua resposta.