estou migrando de linguagem de php para java jsp e ja me deparei com algumas duvidas simples
tenho um formulario html com os campos (nome, cidade, endereço) para mim receber os valores no jsp vou usar
String nome = request.getParameter(“nome”);
gostaria de saber como criar o arquivo beans com os gets e set para receber o formulario
eu quero compara duas variavel string tipo:
if (nome=="" && cidade ==""){out.print(“preencha os campos nome e cidade”);}
nao consigo porque? em java muda o operador de comparação (==)
[quote]1) tenho um formulario html com os campos (nome, cidade, endereço) para mim receber os valores no jsp vou usar
String nome = request.getParameter(“nome”); [/quote]
Para isso seria interessante criar uma servlet que receberá os parâmetros do teu jsp.
Dê uma olhada nesse material que fala sobre servlet.
[quote]2) eu quero compara duas variavel string tipo:
if (nome=="" && cidade ==""){out.print(“preencha os campos nome e cidade”);}[/quote]
Primeiramente, precisamos saber que tipo de objeto seria “nome” e “cidade”.
Porque essa comparação que você está fazendo é somente para String, uma vez que você está utilizando “”.
O ideal para comparar seria utilizar
tenho um formulario html com os campos (nome, cidade, endereço) para mim receber os valores no jsp vou usar
String nome = request.getParameter(“nome”);[/quote]
vc tem 1 página html ou jsp?
Vale a pena tb estudar um pouco de Orientação a Objetos.
[quote]
2) eu quero compara duas variavel string tipo:
if (nome=="" && cidade ==""){out.print(“preencha os campos nome e cidade”);}
nao consigo porque? em java muda o operador de comparação (==) [/quote]
aqui a sua idéia é validar ser “nome” e “cidade” são nulos e se forem q aparece a mensagem de erro: “preencha os campos nome e cidade” ???
Primeiramente não é só uma migração de linguagem, normalmente para desenvolver sites com php utilizamos paradigmas bem diferentes do desenvolvimento java. Como o próprio pedruhenrik mencionou, recomendo estudar com um pouco mais de calma conceitos de OO e do básico da linguagem Java.
Para você que conhece uma linguagem mais dinâmica como PHP, porque não parte pro Ruby? Com certeza vai conseguir uma produtividade inicial muito maior.
Para você começar bem com java, antes de sair programando hardCode é melhor vc começar a ler um bom tutorial como esse da caelum que o amigo recomendou!!
Java é muito legal mas pode ser muito confuso no incio se você for muito apressado!!