Olá pessoal, gostaria que vocês me tirassem algumas dúvidas.
Conhece um pouco de Java, mas não sei NADA pra web, ai comprei o livro Use a Cabeça.
Bem, no livro fala que tem que criar um ambiente de desenvolvimento e um de distribuição.
Ele manda criar um diretório, ai tem algumas pastas:
\etc…\lib…\src…\classes…\web
Todo projeto que for desenvolvido é necessário criar uma árvore de diretório assim?? E o por que dos diretórios desenvolvimento e distribuição??
Quem puder me ajuda, por que estou meio perdido com os Sevlets e JSP.
Grato.
[quote=diego2005]Olá pessoal, gostaria que vocês me tirassem algumas dúvidas.
Conhece um pouco de Java, mas não sei NADA pra web, ai comprei o livro Use a Cabeça.
Bem, no livro fala que tem que criar um ambiente de desenvolvimento e um de distribuição.
Ele manda criar um diretório, ai tem algumas pastas:
\etc…\lib…\src…\classes…\web
Todo projeto que for desenvolvido é necessário criar uma árvore de diretório assim?? E o por que dos diretórios desenvolvimento e distribuição??
Quem puder me ajuda, por que estou meio perdido com os Sevlets e JSP.
Grato.[/quote]
Olá Diego,
Olha, alguem pensou primeiro, definiu um padrão e isto se tornou universal, se está pensando seriamente em continuar desenvolvendo, simplesmente acompanhe-o pois todos os sistemas, inclusive os servidores de paginas como o apache-tomcat, IIS utilizam um tipo padrão de configuração de pastas para os arquivos.
Quanto aos Sevlets e JSPs, veja alguns exemplos de pastas JSPs (São bem mais simples e amigáveis que os SERVLETs).
Se voce tiver alguma experiencia em ASP ou PHP não terá nenhuma dificuldade. Um cara muito bom nas paginas JSP só precisa saber que os SEEVLETs existem (estes são gerados automaticamente pelas páginas JSP) mas não precisa entrar nos detalhes…
Wellington Marinheiro
Prezado Diego…
Sobre as pastas, src, lib, classes, etc, é o que o livro informa mesmo, são padrões pre-determinados que você deve seguir e se acostumar. Todo novo projeto você deve criar essa estrutura.
Por exemplo: na pasta lib, serão colocados os arquivos de biblioteca, na src, os códigos na linguagem Java (o que nós escrevemos e entendemos) na pasta classes ou bin, serão colocados os arquivos bytecode .class. Assim os códigos ficam distribuidos em suas respectivas pastas e mais organizados.
At,
Rodrigo
Ah…ok, obrigado pelas explicações.
Não tenho nenhuma experiência com linguagens pra web, vou continuar lendo o livro aqui, mas estou tendo dificuldades…
Valeu pela ajuda…
Pessoal, to achando bem complicado entender como funciona a plataforma web, gostaria que vocês me tirassem mais algumas dúvidas.
JSP - são as páginas web, ou seja, a parte visual??
Servlet - são as classes Java, a regra de negócio??
Por que no livro ele cria uma classe Servlet + coloca código html dentro da classe.
Não estou entendendo, está meio confuso, se alguém puder dá uma esclarecida ficarei grato.
Caro Diego
Um projeto pode ser dividido em 3 camadas:
-
Apresentação
-
Negócio
-
Dados (Persistencia)
Na primeira é onde ficam os arquivos com os quais os usuários interagem (As páginas com formulários, listas, isto é, todo o conteúdo que é exibido para o usuário final). Podem ser servlets, html, javascript, etc
-
É nesta parte onde ficam os arquivos que dão suporte aos arquivos da camada de apresentação. Em java, seriam as entidades, classes de exceções, relacionamentos, heranças, etc. Estes arquivos normalmente são em java puro.
-
Camada responsável pela persistencia dos dados, isto é, recebe as solicitações da camada de apresentação via negócio e interage com a base de dados para gravar, pesquisar, alterar, etc.
Quanto aos Servlets e JSP:
Os servlets são arquivos em java que interagem com as camadas de negocio e/ou dados, exibibindo seus resultados em páginas na web (explicação muito singela…)
JSP são arquivos onde voce pode mesclar comandos em html, java, javascript… meio mundo de coisa. Toda vêz que o sistema pega uma página JSP, ele compila e transforma-a em um servlet. A facilidade de usá-la é exatamente por esta flexibilidade de criação e composição.
Wellington Marinheiro