Duvidas de iniciante

Estou estudando para tirar a OCJP e em seguinda SCWCD ás 2 esse ano para ano que vem iniciar algum tecnologo em desenvolvimento e com essas 2 certificações ajudar a eu conseguir um emprego na area como junior pois tenho 23 anos e pra min ja não e mais viavel viver com salario de estagiario, pois também ja trabalho com telecom, então quero me preparar para entrar em uma vaga como jr será que com essas 2 certificações e cursando tecnologo eu consigo arrumar uma vaga?

sendo que a ocjp 1.6 pretendo tirar sem fazer curso pois tenho uma base desde quando estudava programação quando era adolescente porém por um motivo ou por outro não entrei para aréa, e para a SCWCD pretendo estudar e fazer curso na caelum ou globalcode.

tenho as certificações

MCP-MCDST-CCNA-ITIL acho que não serão de muita valia nessa aréa.

E outra coisa quem já trabalha na aréa sabe me dizer um resumo como e o dia a dia de um programador pois ás vezes vejo o pessoal falando que o pessoal coloca um jr para desenvolver um software sozinho sem ajuda de uma equipe? e normal isso ou no dia a dia há normalmente varias pessoas em um projeto e tipo as responsabilidades são atribuidas por exemplo cada um fica responsavel por uma classe ou conjunto de classes? sei la não tenho noção de como funciona isso, como e a divisão de responsabilidades em um projeto?

Tem valia na área sim. visto que somos bombardeados por inumeros tipos de aplicações para desenvolver. Seja uma aplicação de Telecom, uma aplicação Financeira. Qualquer certificação na área , ao meu ver tem seu valor.

Normalmente trabalhamos em equipes do desenvolvimento.

Bom, com essas 2 certificações você pode conseguir sim uma vaga de junior, apesar da falta de experiência comprovada.