A primeira coisa: esqueça o que é ‘programar’, a menos que você seja um dos lendários programadores CLIPPER/VB/Delphi, que eu nunca conheci. Se montava janelas, agora o buranco é mais embaixo, mas o resultado é muito melhor, emt odos os sentidos…
Você pode escolher a que mais te agradar. Eclipse/Netbeans são as mais usadas normalmente, mas qualquer coisa com colorização de sitaxe e um compilador embutido já está bom
Quanto aos formulários, você pode usar a interface de desenho nativado Netbeans ou o VEP do Eclipse [tem toneladas mde material na Internet sobre isso], mas lembre-se que em Java a programação é de verdade, não existem botõezinhos e compoentes gráficos para tudo. Ah, ao que parece a Sun tem ma IDE ‘tipo VB’, mas a decisão se quer ficar preso à bicicleta de rodinhas é sua
Dica #1: nunca pergutne num fórum sobre Java qal a melhor IDE, alás, em fórum nenhum… isso dá uma briga
Baixe as duas e veja qual você se adapta. Eu comecei com o Netbeans e fui pro Eclipse.
NAda de que você irá precisar ate´aprender bastante J2SE [na verdade, nada que você irá precisar de uma maneira ou de outra]. É um framework [conjunto de APIs] que facilita o desenvolvimento de aplicações web, mas é um dos mais complexos, por ser antigo e N outras coisas. Não se preocué com isso, por enquanto.
Você conhece o make, do UNIX? Se sim, é parecido, se não, pense como uma ferramenta de script, para fazer algumas tarefas repetitivas. Aos poucos você vai conhecer as utilidades.
Um servidor de aplicações livre. Ele provê algumas utilidades para apluicações J2EE, como cotnrole transacional, segurança, etc. Nada que você rpecise se preocupar por enquanto.
O que é um aplicativo comercial? Se for um front-end para banco de dados, basta qualquer IDE, um driver JDBC e um banco de dados.
Marcelo, não tente fazer nada ‘comercial’ antes de aprender muito bem Java, programação OO e etc. Não ponha o carro na frente dos bois
Qualquer dúvida, siga o roteiro:
[list]
1 - Tente até esgotar todas as possibilidades
2 - Procure no Google
3 - Use o ‘Pesquisar’ do fórum
4 - Se nada funcionou, poste sua dúvida. Na seção correta e com um título explicativo, sem informaçãod emais nem de menos
[/list]
Pode começar dando uma busca por ‘vb’ ou ‘delphi’ e você vai achar os posts de uma centena de pessoas que mgiraram de Delphi/VB/CLIPPER e outros cnstrutores de formulário apra Java.