Duvidas de iniciante

Ólá a todos,

Quero iniciar a parender Java, ja sei um pouco de C, nada muito avançado. Como ja tenho um pouco de conhecimento da lógica e de como realizar algumas operações, acho que o meu primeiro desafio sera entender bem os conceitos e sintaxe do java(que não sei nada ainda), também ja aprendi um pouco de OO(na cadeira de algorítmos e estrutura de dados), mas ainda não aprendi nenhuma linguagem orientada a objeto, só procedural(o C e a um tempão iniciei a aprender pascal).

Ja estou dando uma estudada em umas apostilas que baixei sobre java, mas quero começar a aprender a criar meus primeiros programas, para isso queria uma dica de algum compilador para java portable(se é que existe), pois no meu trabalho tenho tempo vago para utilizar as maquinas(não posso instalar nada), mas para estudar C durante este semestre por exemplo eu usava um compilador C portable em meu pendrive.

Outra duvida é a seguinte, em casa pretendo programar em Linux, sei que editor tem no linux bons editores(para o C eu usava o Kate), mas para java andei lendo que tem que instalar mais coisas para poder compilar os programas, tem que ter máquina virtual java, tem que ter IDE… to meio na duvida, o que eu preciso realmente para compilar meus programas??? Como sou iniciante prefiro o mínimo necessário, apenas condições de compilar os programas, pois os códigos prefiro fazer num editor simples(que tenha indicação de linhas e cores para pelo menos, não quero nada que complete comandos, que me dê coisas prontas…). Se alguem puder me dar uma luz agradeço.

[]'s
Jeferson Neves

Bom, a respeito da IDE, voce consegue um ganho de produtividade muito alto, mas como no seu caso, iniciante, voce na verdade precisa apenas do Java SDK que pode ser baixado no site da sun www.sun.com. Editor de textos, ate no vim vc consegue programar de boa.

Agora, uma dica, é um pequeno IDE chamado BlueJ, ele foi desenvolvido justamente para auxiliar no processo de aprendizagem da linguagem, e se nao me engano no conceito de OO a objetos tambem. Procura la no Google.

Outra dica fundamental para quem esta comecando: Baixe as apostilas da Caelum www.caelum.com.br, baixa a FJ-11, e devore-a !!! - Inclusive nessa apostila, vc aprende passo a passo a montar o ambiente, depois passar para um IDE…

Boa sorte na sua jornada

Eaí jefers0n, beleza?

Como nosso camarada diegocharles falou, basta instalar o JDK e usar o seu editor de texto favorito, eu gosto do GEdit do Gnome.
Você nem precisa ir no site da Sun para baixar o JDK, apenas digite como root:

apt-get install sun-java6-jdk

Espere alguns minutos e pronto!
Ah, isso se o seu linux usar APT, não sei como é o gerenciamento de pacotes RPM, mas na net você acha fácil.

[]'s

[quote=diegocharles] Bom, a respeito da IDE, voce consegue um ganho de produtividade muito alto, mas como no seu caso, iniciante, voce na verdade precisa apenas do Java SDK que pode ser baixado no site da sun www.sun.com. Editor de textos, ate no vim vc consegue programar de boa.

Agora, uma dica, é um pequeno IDE chamado BlueJ, ele foi desenvolvido justamente para auxiliar no processo de aprendizagem da linguagem, e se nao me engano no conceito de OO a objetos tambem. Procura la no Google.

Outra dica fundamental para quem esta comecando: Baixe as apostilas da Caelum www.caelum.com.br, baixa a FJ-11, e devore-a !!! - Inclusive nessa apostila, vc aprende passo a passo a montar o ambiente, depois passar para um IDE…

Boa sorte na sua jornada[/quote]

Muito obrigado pela dica cara, a apostila da Caelum ja tav a baixada e a estou lendo, no inicio, mas to indo devagar para não apenas ler e sim entender, e quanto ao BlueJ eu ja tinha visto um icone dele nos computadores do laboratorio de informática da faculade onde estudo, mas nunca tinha utilizado, vou dar uma pesquisada…

[]'s
Jeferson Neves

[quote=GabrielCorpse]Eaí jefers0n, beleza?

Como nosso camarada diegocharles falou, basta instalar o JDK e usar o seu editor de texto favorito, eu gosto do GEdit do Gnome.
Você nem precisa ir no site da Sun para baixar o JDK, apenas digite como root:

apt-get install sun-java6-jdk

Espere alguns minutos e pronto!
Ah, isso se o seu linux usar APT, não sei como é o gerenciamento de pacotes RPM, mas na net você acha fácil.

[]'s[/quote]

Tudo beleza, obrigado pela dica, mas meu linux por enquanto esta numa VM e tá sem acesso a internet (enquanto to sem micro e com um notebook emprestado). Quanto ao Gedit nunca usei, até porque nem sei o porque, mas sempre instalei o KDE, acho que porque no curso todos fedoras dos laboratórios tem o KDE instalado e nas aulas usamos o Kate(ou qualquer um que quisermos, só tem que ser no linux…“pelo menos nas aulas de C”). Obrigado novamente.

[]'s
Jeferson Neves

não sei se já conhece as referências mas aí vão…

Como Aprender Java

[quote]Agora chega de propaganda (risos) e vamos as apostilas:

FJ-11 ? Java e Orientação a Objetos
CS-14 ? Algoritmos e Estruturas de Dados em Java

Estude ambas do começo ao fim, primeiramente a FJ-11 e depois a CS-14 e com certeza você estará preparado para após a leitura e entendimento dessas apostilas a dizer: agora sim sei como programar em Java…[/quote]
Instalando Java no Ubuntu 8.4 ? 10min

e bons estudos, estamos torcendo por vc!

[quote=luciano.eti]não sei se já conhece as referências mas aí vão…

Como Aprender Java

[quote]Agora chega de propaganda (risos) e vamos as apostilas:

FJ-11 ? Java e Orientação a Objetos
CS-14 ? Algoritmos e Estruturas de Dados em Java

Estude ambas do começo ao fim, primeiramente a FJ-11 e depois a CS-14 e com certeza você estará preparado para após a leitura e entendimento dessas apostilas a dizer: agora sim sei como programar em Java…[/quote]
Instalando Java no Ubuntu 8.4 ? 10min

e bons estudos, estamos torcendo por vc!

[/quote]

Bom dia, muito obrigado pelas dica. Vou iniciar já, abraço a todos e até breve.

[]'s
Jeferson Neves