Ólá a todos,
Quero iniciar a parender Java, ja sei um pouco de C, nada muito avançado. Como ja tenho um pouco de conhecimento da lógica e de como realizar algumas operações, acho que o meu primeiro desafio sera entender bem os conceitos e sintaxe do java(que não sei nada ainda), também ja aprendi um pouco de OO(na cadeira de algorítmos e estrutura de dados), mas ainda não aprendi nenhuma linguagem orientada a objeto, só procedural(o C e a um tempão iniciei a aprender pascal).
Ja estou dando uma estudada em umas apostilas que baixei sobre java, mas quero começar a aprender a criar meus primeiros programas, para isso queria uma dica de algum compilador para java portable(se é que existe), pois no meu trabalho tenho tempo vago para utilizar as maquinas(não posso instalar nada), mas para estudar C durante este semestre por exemplo eu usava um compilador C portable em meu pendrive.
Outra duvida é a seguinte, em casa pretendo programar em Linux, sei que editor tem no linux bons editores(para o C eu usava o Kate), mas para java andei lendo que tem que instalar mais coisas para poder compilar os programas, tem que ter máquina virtual java, tem que ter IDE… to meio na duvida, o que eu preciso realmente para compilar meus programas??? Como sou iniciante prefiro o mínimo necessário, apenas condições de compilar os programas, pois os códigos prefiro fazer num editor simples(que tenha indicação de linhas e cores para pelo menos, não quero nada que complete comandos, que me dê coisas prontas…). Se alguem puder me dar uma luz agradeço.
[]'s
Jeferson Neves