Dúvidas de um iniciante em projetos Web

Olá pessoal, tudo bem?

Primeiramente, queria pedir desculpas a todos pela minha ignorância no assunto de Desenvolvimento Web!

Até então, venho criando apenas aplicações desktop (em Java mesmo) e agora estou querendo me aprofundar no mundo da Web!

Então começei a pesqusar esses dias e surgiram uma série de dúvidas.

Uma das coisas que eu mais vi relacionado a esse tema é o uso de Frameworks.
Eu posso desenvolver minha aplicação Web apenas pelo código, como no Eclipse, ou eu sou obrigado a usar um Framework? O FrameWork neste caso reduz muito do trabalho do programador certo? Caso eu possa desenvolver a aplicação na unha, essa opção é a indicada para mim (por eu ser um iniciante) ?

Se caso eu for utilizar Frameworks, qual vocês me recomendam? Spring, JSF , Structs, GWT??

Desde já, obrigado a todos pela atenção.

Bem, prefiro que você leia um pouco mais sobre frameworks e sei que no GUJ tem de monte.

Minha resposta vai ficar um pouco “abstrata” mas vai te dar um ar mais sério sobre a coisa.

os frameworks seiam a “forma” de fazer o bolo, ou seja, é tudo aquilo que te ajuda a dar formato tanto de forma dinâmica quanto qualitativa do resultado final, que é o que vc está desenvolvendo.

bem, como são vários e isso vc vai aprender com o tempo, procure saber como são utilizados, baixando tutoriais na NET e abrindo os “help” desses frameworks, fazendo com que busque na própria fonte uma ideia mais conceitual e aplicada.

Já utilizei vários como SPRING(uso direto este), HIBERNATE(uso direto este), Struts(uso direto este), JasperReports(só se for usar relatórios), Log4J(uso direto este), ANT, JUnit e etc.

São vários e isso vc vai usar conforme a sua necessidade ou a necessidade do projeto.

Espero ter ajudado

De uma olhada no Vraptor, GWT, Wicket tambem.