dúvidas diversas

3 respostas
S

Pessoal,

Perdoem a ignorância… mas estou com alguns problemas…

1. Estou tentando abrir um arquivo assim:

RandomAccessFile arq=new RandomAccessFile(“nome.ext”,“r”);

e também tentei assim:

BufferedReader buf=new BufferedReader(new FileReader(“nome.ext”));

e o compilador teima em emitir “unreported exception java.io.FileNotFoundException; must be caught or declared to be thrown”. Tenho certeza que o arquivo existe… o que pode ser feito??

1. Consegui inserir algumas imagens em um Frame (graças a ajuda de vcs!) e agora, como eu faço para que elas respondam aos eventos do mouse?? Detalhe… tentei frame.addMouseListener(new MouseAdapter() {… mas não consegui nada…

2. Quando uma janela do windows fica sobreposta a um frame do programa, quando ele volta a ficar por cima, tudo o que estava embaixo fica apagado. Tentei usar frame.addWindowListener( new WindowAdapter() {… mas não resolveu…

3. Talvez a pior… quando pressiono o botão de fechar a janela, ela não reage… como posso manipular esses aventos? Tentei o mesmo recurso do item anterior, sem sucesso…

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

3 Respostas

E

vo responder soh as q eu sei (eu axu) :wink:

1. vc precisa envolver o comando d abertura de arquivo com try…catch. Isso é pq o método pode dar erro, e c issu acontecer, vc tem q tratá-lo. Tente assim:
try{
  //código q pode gerar o erro
  RandomAccessFile arq=new RandomAccessFile("nome.ext","r");
}
catch(IOException exc){
//código caso ocorra um erro
}

O try deve envolver, pelo menos, até a vc chamar o método close() p/ seu arquivo.

4)Para fechar a janela, adicone issu ao código

addWindowListener(new WindowAdapter() {
            public void windowClosing(WindowEvent e) {
                System.exit(0);
            }
        });
_

Olá:

Infelismente eu também so sei responder as perguntas 1 e 4:

1: Voce pode também lancar no cabeçalho do método que tem o comando para abrir o arquivo com um throws IOException, isso levará o tratamanto de erro para um nível acima do escopo do seu código, e ele pode ser tratado em outro método que chama este;

4: Se sua classe principal herda de JFrame (do javax.swing) voce pode utilizar no main o seguinte código:

MinhaClasse main = new MinhaClasse();

main.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);

Espero ter ajudado

()'s

F

Olha cara, sem o código à vista, fica difícil de saber qual é o problema.

Na questão 2) vc implementou a interface “MouseListener” ?

Na questão 3) Não sei pq acontece isso, mas com certeza não tem nada a ver com o evento WindowListener… Na verdade isso não deveria acontecer. O Erro é no Windows e não no seu código.

té +

Criado 18 de dezembro de 2004
Ultima resposta 19 de dez. de 2004
Respostas 3
Participantes 4