Duvidas e mais Duvidas Certificação!

10 respostas
Deluxe

Seguinte galera
so novo no forum aqui prazer…
queria que alguem que ja é certificado tirase umas duvida minha se possivel…
eu vejo muito

*SCJP oque é isso?
*Qual certificação que precisa um Programador Java, simples no caso so pra java mesmo…
*Vouchers oque é?
*Oque eu preciso pra fazer a prova?
*Quanto custa?
*como é a prova? Escrita? pratica? Quantas Questoes?
*Qual % para passar no exame?
*é so chegar no local, sentar na cadeira e fazer a prova?
*Se compra esse voucher onde?

alguem explica pra mim…
pq ja estudo e ja quero saber como é…
vlw’s

10 Respostas

sakurai

Leia os posts fixos.

fabriciobraga

Vamos lá…

*SCJP oque é isso?
Sun Certification for Java Programmer

*Qual certificação que precisa um Programador Java, simples no caso so pra java mesmo…
SCJP !

*Vouchers oque é?
São como “passaportes” com um número de série com o qual você pode marcar sua prova, pela internet. Isso é feito no site da Prometric (www.prometric.com)

*Oque eu preciso pra fazer a prova?
Um voucher na mão e um dedo pra clicar o mouse.

*Quanto custa?
Varia, depende do valor do dólar. Ligue para o 0800 da Sun (0800 55 78 63), pergunte o preço e compre. Eles enviam para você o boleto bancário, e após pagar o boleto você recebe o voucher via correio.

*como é a prova? Escrita? pratica? Quantas Questoes?
74 questões na tela do computador. A maioria múltipla escolha, outras são do tipo drag-and-drop para encaixar trechos de código em métodos ou classes.

*Qual % para passar no exame?
Para a prova SCJP 1.5 são 59%

*é so chegar no local, sentar na cadeira e fazer a prova?
Depois de marcado pela internet seu local e horário, sim.

*Se compra esse voucher onde?
Como eu disse antes, ligra pra Sun e pede.

[]s
Fabricio Braga
SCJP 1.5
http://www.fabriciobraga.com.br

1112

Olá,

Tudo isso pode ser encontrado em http://www.sun.com/training/certification/java/index.html . Resumindo às suas questões:

:arrow: SCJP = Sun Certified Java Programmer. É a primeira certificação do programa de certificações da Sun.

:arrow: A certificação mais simples para um programador é a SCJP. A SCJA, embora seja mais simples, é indicada apenas para gerentes que não irão programar, mas precisam conhecer a tecnologia.

:arrow: Voucher é o “comprovante de pagamento” para o exame. Para fazer o exame, você compra um voucher e, com ele em mãos, tem até um ano para marcar a data do seu exame.

:arrow: No site que eu passei tem o preço do voucher, em dólares. Às vezes a Sun do Brasil faz promoções, fique ligado.

:arrow: O número de questões, formato das mesmas e quantidade de acertos para aprovação varia de versão para versão. Para o Java 1.2, são 59 questões, 61% de acertos, para 1.4 são 61 questões, 52% de acertos e para o Java 5 são 72 questões, 59% de acertos. Quase todas as questões são de múltipla escolha. No exame do Java 5 existem algumas questões para completar lacunas.

:arrow: Para comprar o voucher, ligue para a Sun do Brasil: http://www.sun.com/training/world_training.html#BR

Deluxe

indicado no caso qual versao do java para a prova?
5.0?
1.5?
1.4?

1112

Se você está começando a estudar agora, a versão mais atual (5), claro. Fazer provas das versões mais antigas hoje em dia, só se você já estudou muito delas.

Fabricio_Cozer_Marti

Esse lance de versão não tem muito critério, aliás tem gente (gerente e pessoal de RH) que nem sabe qual a diferença de scjp pra scwcd, pra outras … acho que a 5.0 tem uns assuntos mais legais de vc aprender, generics , annotations, autoboxing, unboxing, etc …

Grinvon

Se for fazer, faça logo a de 5.0.

R

Amigos,

será q realmente eh tao vantajoso assim
’desperdiçar" mais tempo pra aprender os conceitos do Java 1.5, quando ja estamos tão “calejados” na versão anterior?Prefiro tirar a certificação 1.4,com a qual já estou habituado,e alcançar as demais(SCJD,SCWCD etc),deixando o aprendizado do java 5 para a hora da prática…

Grato

thegoergen

raf4ever:
Amigos,

será q realmente eh tao vantajoso assim
’desperdiçar" mais tempo pra aprender os conceitos do Java 1.5, quando ja estamos tão “calejados” na versão anterior?Prefiro tirar a certificação 1.4,com a qual já estou habituado,e alcançar as demais(SCJD,SCWCD etc),deixando o aprendizado do java 5 para a hora da prática…

Grato

Mas para quem vai começar a estudar agora… Estude logo a versão mais atual possível.

el_loko

faça o de 5.0

Criado 26 de abril de 2006
Ultima resposta 21 de mar. de 2008
Respostas 10
Participantes 9