Olá amigos, vocês são minha última salvação até meu suicídio, rs …
Bom falando sério é o seguinte, desenvolvi uma aplicação em Java para desktop, nada muito grande ainda. Uso como SGDB o FIREBIRD ( o drive que uso é o JayBird ). Uso um JFrame com JDesktopPanel, que recebe meus JInternalFrame ´s. Como IDE estou usando o Eclipse. Daí começa minhas dúvidas.
1 --> Dentro do eclipse, quando rodo minha classe principal que contém o método main, tudo maravilha. Faz as consultas, abre o FormPrincipal, tudo na santa paz. Qdo tento rodar no prompt de comando, nada acontece. Dá erro no método main;
2 --> Quando mando o Eclipse, gerar o meu arquivo compactado na extenssão .jar, ele cria bonitinho, sem erro. Quando vou executar a mesma tanto com java -jar, ou com dois cliques sobre o mesmo, dá erro, o mesmo erro no método main.
3 --> Todos os tutoriais que li eu testei, digasse de passagem inúmeros, mas meus conhecimentos não me deixam atingir o resultado que quero.
Vou postar aki para quem estiver proposta a me ajudar que possa tentar resolver esse problema junto comigo pois estou meio desesperado. Tenho um sistema rodando a 9 anos em um cliente e estou reescrevendo o mesmo a 1 ano mais ou menos em JAVA e ainda não tenho grandes progressos para poder migrar o meu sistema antigo.
Outra coisa, minha instalação no meu micro do JSDK está assim:
1 -> Baixei a última versão no site da sun (1.6), instalei ela e mais nada.
2 -> Meu Eclipse está super carregado com os frameworks que ele atualiza sozinho, isso ocorreu porque não tinha conhecimentos e estou estudando a ferramenta a fundo mesmo;
3 -> as telas foram montadas com o V.E. ( Visual Editor ), que não apresenta diferença nenhuma de se eu tivesse feito o mesmo na mão, ao contrário, apenas o utilizei para ter uma maior produtividade.
4 -> Estou usando JDBC para acesso com o Banco, sendo que minha intenção é migrar o mesmo para Linux, por isso e outros motivos não fui para o Hibernate, ainda !!! rs …
Finalmente, a aplicação roda 100% sem erro, sem problema, sem nada, dentro do eclipse. Tento distribuir e não acontece nada …
Minha estrutura de diretório é:
c:
—> Java
—> xFBMaster_JDBC_1
—> Imagens
—> Sistema
—> Telas
------------------------------------ ### Fim ### ------------------
Já tentei criar um lib dentro do xFBMaster_JDBC_1 para dizer pro MANIFEST.MF onde está meu jaybird-2.0.1-full.jar, mas não obtive sucesso. Tentei colocar tudo no mesmo diretório, pasta, e a mesma coisa, sem sucesso. No Eclipse roda normal, fora não.
PS: Não fiz nenhuma alteração de CLASSPATH, pois entendo que qdo instalo a JDK, ela faz tudo que seja necessário ára meu desenvolvimento, e depois a IDE faz o resto. Como na IDE roda, não consigo aceitar que tenho que colocar algo no CLASSPATH. Outra coisa, quando entregar esse projeto para meu cliente, vou entregar e ele não vai ficar me pagando mensalidade nenhuma, só se precisar de mim, e caso seja alguma alteração no sistema, ai eu cobro se for erro meu não, estou dizendo isso, porque o cliente compro minha aplicação, ai ele resolve mudar de computador, eu tenho que ir até lá só para setar valores no CLASSPATH dele ? Acredito que não né ? A JRE é instalada, teoricamente, e digo, na minha cabeça, e só na minha cabeça, acredito que o meu cliente não precisa fazer mais nada, apenas, digamos por exemplo, copiar a minha aplicação para onde ele quizer, como o nome de pasta que ele quizer e começar a trabalhar correto ?
Pessoal desculpa frizar isso, mas que eu procurei muito, fui no site da sun a procura da documentação de JDBC, API, Arquivos JAR, perdi noites acordadndo tentando entender, entendendo, testando, não funcionando e a minha alternativa nesse momento crítico é vocês.
Mais uma coisa, no Eclipse roda 100%, no prompt e com 2 clicks nem abre, já tentei setar CLASSPATH, formatei meu micro, fiz um “regasso”, to no desespero mesmo … Valew, abraços e boas festas a TODOS !!!
Atenciosamente,
Fabinho !!!