Duvidas e materias

Boas pessoal,
estou estudando para a certificação SCWCD e estou com algumas duvidas em perceber sobe o tema de “Listeners” (Como funcionam os Listeners e qual o seu proposito ) e o tema dos “Escopos de Atributos”(SessionAttributes; request Attibutes…)

Se algume me poder ajudar com um tutorial eu ficaria grato !

Estou estdando o livro Head First Servlets e JSP, o livro é optimo mas estou com algumas dificuldades em entender estes duas materias !

desde ja agradeço !

cara … um listener é uma classe que fica a espera de algum evento …
quando vc coloca um listener para ouvir a criação de uma sessão por exemplo … ele poderá executar um codigo que vc ache apropriado neste momento …
se tiver duvida sobro um listener especifico … é so falar !!!

bom referente a escopo de atributos … ele apenas defina a visão que um atributo terá …
isto é … digamos que voce queira utilizar um objeto que todos em sua aplicação irão utilizar … neste caso … v tem que utilizar um escopo mais abrangente, pois se vc colocar este objeto num session scope cada pessoa terá acesso a um objeto diferente …
session scope = cada usuario possui um objeto e enquanto a sessão existir este objeto existirá ,
request scope = escopo onde o objeto adicionado à este escopo existe apenas durante a chamada de uma “pagina” à outra, “página” pode ser um servlet, ou um jsp… é utilizado para passar dados de uma pagia à outra ou de um servlet à outro

na parte de tutoriais … tem bastante coisa … ve se não consegue tirar sua duvida lá !!!
abraços !

agora uma pergunta … que eu estou estudando para o mesmo exame !! :smiley:

vc sabe algum simulado para swcd ???
pois todos que eu vi são para sjcp! :frowning:

valeu