dÚvidas em algorÍtmos de funÇÕes no jcreator urgente!

3 respostas
C

Ola galera sou iniciante aqui como podem ver, e estou com dúvidas para fazer algumas funções abaixo no JCreator, gostaria muito que vcs pudessem dar as soluções para o seguintes problemas:

A primeira dúvida e no algoritmo naterciano:

20 - Um número é chamado naterciano quando a soma dos seus dígitos é maior do que a soma do seu maior dígito com o seu menor dígito.Além disso, essas duas somas têm que produzir números pares como resultado, desde que o dígito menos significativo do número seja ímpar; se isso não for verdade, então, não há esta obrigatoriedade sobre as duas somas. Escreva uma função para determinar se um número é naterciano.

Bom, eu comecei fazendo uma função de soma dos dígitos (sd) , dígito menos significativo (ds) e números pares (par):

// soma dos dígitos//

static int sd( int x ) {

int soma = 0;

while ( x > 0 )

{

soma = soma + ( x % 10 );

x = x / 10;

}

// dígito menos significativo//
static int dms( int x ) {

return ( x % 10 );

}

// número par//
static boolean par( int x ) {

return ( x % 2 == 0 );

}

A maior dúvida e como calcular o dígito mais significativo. Exemplo se o numero for 452, o dígito mais significativo e 4, se o numero for 7250, o dígito mais significativo e 7. Bom esse número naterciano e á minha primeira dúvida.

A segunda duvida e no algoritmo cascagrossa:

23 - Um número é cascaGrossa se for da forma 2n, para n um inteiro positivo e, além disso, se for um quadrado perfeito e a soma de todos os seus dígitos quando elevada ao número obtido pela soma de todos os seus dígitos também for da forma 2n. Por exemplo, 32 é da forma 2n pois podemos tomar n como sendo 5 de tal forma que 2 elevadoa 5 é 32.

A terceira dúvida é no algoritmo maluco:

26 - Um número é maluco se o seu dígito mais significativo for igual ao seu dígito menos significativo e, além disso, o total de seus dígitos é igual ao seu dígito menos significativo.
E a quarta dúvida é no algoritmo analfabeto:

29 - Um número é analfabeto se o total de dígitos pares for igual ao total de dígitos ímpares. Escreva uma função para determinar se um número é analfabeto.

No algoritmo analfabeto eu comecei criando uma função para contar os dígitos:

static int td( int x ) {

int cont = 0;

while ( x > 0 )

{

cont = cont + 1;

x = x / 10;

}

return cont;

}

Mas como irei saber quando será digito impar ou par ?

Bom essas são minhas 4 dúvidas, peço que se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido. Não precisa fazer o programa principal, só apenas funções no JCreator.
Estou realmente precisando. :cry:

Qualquer coisa: meu MSN e : [email removido]

Obrigado

3 Respostas

J

Olha, eu não sei se foi intencional, mas tb não entenda isso como um carão (até pq não sou ng aqui pra estar dando carão), apenas um conselho: não poste a mesma coisa duas vezes. Enfim, vamos as suas dúvidas:

Não vou postar a função aqui, vou apenas te dar um toque e vc vai ter que desenrolar, até pq me parece que isso é um exercício.

1. Vejo duas formas de vc conseguir obter o dígito mais significativo, uma delas é vc transformando esse número numa String (se é q ele não já é uma) e acessando o caractere pelo método charAt(0), dai depois se quiser pode até transformar o número em inteiro novamente. A segunda forma é matemática, divida o número por 10 até que ele seja menor que 10, e vá guardando a parte inteira, o que sobrar será o dígito mais significativo.

2. Não entendi o enunciado hehehee

3. Acho que com a dica do 20 vc consegue fazer esse.

4. Vc pode criar uma função para determinar se um número é par ou ímpar, ela retornaria um boolean, se for par retorna TRUE, caso contrário retorna FALSE.

C

Eu entendi a idéa do número 20 de ir guardar a parte inteira, pensei em um while n>10
n/10;

seria isso na função ?

Foi mal ai, não repetirei os tópicos, e pq estou meio preocupado com essas questões .

Valeu.

L

Ola

Já tentou enviar um email para [email removido]?
Eu tava com uma lista parecida com essa e me responderam rapidnho!

Criado 9 de julho de 2006
Ultima resposta 24 de mai. de 2010
Respostas 3
Participantes 3