Duvidas em apresentação para entrevista de emprego

15 respostas
fmeyer

Ola pessoas,

Gostaria de pedir aqui a opinião de vocês sobre este assunto delicado.
Recentemente fui a uma consultoria de informatica aqui em São Paulo para concorrer a uma vaga,

chegando a entrevista, adentrei com meu “portifolio”, uma pastinha dos sistemas que eu já havia trabalhado/desenvolvido para mostrar para o entrevistador tecnico.
só que a primeira abordagem foi por uma pscicologa acho eu, bem geralmente alguma pessoa da consultoria faz uma primeira abordagem para ver como voce é no geral.
Ela ficou curiosa e pediu o que era minha pasta azul, eu falei que era uma pasta contendo alguns trabalhos que eu desenvolvi na area de sistemas e a mostrei. ela anotou no papel,
“sem sigilo”. Fiquei curioso e perguntei o por que da observação, e ela me disse … “Não gostamos que nossos sistemas seja divulgados assim … blablabla” …

Eu fiquei pasmo… de onde eu venho (Sul do Brasil) apenas o curriculum não serve em uma avaliação de trabalho … geralmente a pessoa quer alguns detalhes dos aplicativos que voce desenvolveu etc.

Ai eu pergunto … eu estou errado em ter algumas telas de um sistema para mostrar ao meu futuro contratante que sou habilitado para o emprego ?
Meu curriculum pode conter uma visão geral do projeto que desenvolvi anteriormente ?

15 Respostas

T

Puxa, se eu fosse contratá-lo, provavelmente iria pedir essas telas mesmo.
Isso é parecido quando você contrata um marceneiro para fazer uns armários na cozinha e ele lhe mostra umas fotos do que ele já fez em outras casas - você se sente muito mais confiante.
Mas sou da área técnica, não do RH - esses psicólogos são gente meio esquisita mesmo (eu posso dizer isso porque minha irmã é psicóloga e li um monte de livros que ela usou na escola). Para quem acredita em astrologia, numerologia e florais de Bach, como uma boa parte dos psicólogos que vi por aí, não estranho nada.

Luca

Olá

Vivendo e aprendendo! Você acabou de aprender mais uma.

É preciso na entrevista você saber com quem está falando para saber como se comporta. Há 2 tipos de entrevistas: as técnicas feitas com quem entende do assunto e as feitas com psicólogos ou outros profissionais que não entendem daquilo que está sendo pedido como competência da vaga.

Os psicólogos, entre outras coisas, vão tentar vasculhar sua personalidade e verificar se você é um zero à esquerda daqueles que conseguem conviver com grupos mediocres. Se eles perceberem algum leve traço de genialidade na sua personalidade com certeza está fora.

Eu já entrevistei muita gente e sou do tipo técnico. Muitas vezes fazia um breve teste de conhecimentos com o candidato, mas no geral tentava advinhar se o cara realmente conhecia o que dizia, se era um cara legal, se havia empatia comigo e se era ético. A pior impressão que eu podia ter de um candidato era suspeitar de falta de ética. Portanto sugiro que você não mais faça isto. Nunca leve nada de outras empresas para uma entrevista.

Se for solicitado sobre em que trabalhava na empresa anterior indique o site da empresa, diga quais sistemas trabalhou mas nem entre em muitos detalhes sem ser perguntado. Geralmente quanto mais você falar mais se ferra. Na entrevista procure saber para que é a vaga e tente falar sobre aquilo que tem a ver com a vaga. Não adianta falar muito de experiência com frameworks MVC e desenvolvimento web se a vaga é para desenvolver aplicações server side.

Resumo:

• Seja você mesmo;
  • Seja honesto, melhor dizer que não sabe do que mentir. Os honestos são contratados, os mentirosos as vezes também são mas quando descobertos se queimam.
  • Não tenha vergonha de ficar nervoso, TODO mundo fica nesta hora.

Em tempo: nunca adentre em lugar nenhum a menos que a vaga seja para policial! :lol:

[]s
Luca

R

Olá, na verdade eu gostaria que fosse esclarecida uma dúvida que tenho a respeito de entrevistas de emprego. No mês de agosto de 2007, eu fui convidada a participar de uma seleção em uma grande empresa, bastante conhecida na área do comércio cimenteiro. Enfim, eu concorri a essa vaga com mais ou menos umas 36 pessoas. Essa seleção foi muito demorada e as pessoas responsáveis pela seleção, incluindo psicólogas, coordenadoras e supervisoras, sempre quando nos entrevistava, deixava bem claro que essa seleção era demorada, porque a vaga era muito difícil de surgir, pois, as pessoas só eram destituídas do cargo, se fizessem algo de errado ou se fossem promovidas a cargos melhores, ou seja, a empresa além de oferecer uma “certa estabilidade” também oferecia ótimos salário e benefícios. A primeira etapa da seleção, foram testes de português e matemática, e aconteceu no mês de agosto. A segunda etapa, aconteceu no mês de setembro e foi uma entrevista com uma psicóloga que trabalha no setor de RH dessa mesma empresa. A terceira etapa aconteceu no mês de outubro, onde foi constituído um teste grafológico que demorou 28 dias para sair o resultado e finalmente eu passei para a etapa final, que aconteceu também no mês de outubro onde só restaram 3 pessoas das 36 que foram sendo elimidas em cada etapa percorrida e nessa última etapa, fui entrevistada por duas pessoas ao mesmo tempo; uma era coordenadora e a outra era supervisora do setor do qual eu estava concorrendo a vaga. Após a última entrevista, ouvi da coordenadora que aguardasse em casa, que elas entrariam em contato comigo através do telefone para informar o resultado, fosse negativo ou positivo. Nesse vai e volta de testes e entrevistas, fiz amizade e troquei telefone com as duas candidatas que também conseguiram chegar á etapa final e justamente essas duas candidatas foram quem entraram em contato comigo no dia 18 de novembro, e me contaram que elas haviam recebido a ligação da supervisora da vaga, informando que elas não tinham passado na entrevista final. Então, supostamente a pessoa que foi selecionada teria sido eu. Fiquei aguardando um contato ansiosamente e super feliz, porém passaram-se 15 dias e não recebi nenhuma ligação, foi aí então que resolvi ligar para a empresa, para saber o que havia acontecido e quem me atendeu foi uma pessoa que se dizia responsável pelo setor de RH e essa mesma pessoa pediu meu nome completo e constatou que realmente eu fui a pessoa selecionada para o cargo, mas que eu teria que aguardar, pois a vaga ainda não havia surgido. Fiquei aguardando e mês a mês eu ligava para empresa, até que um dia me disseram que o meu nome estava no banco de dados da empresa, que realmente eu havia passado em todos os testes, coisa que eu já sabia, mas que eu não me encaixava no perfil que a empresa estava procurando, que eu precisava aguardar porque eles estavam dando continuidade ao processo seletivo e que outras pessoas estavam sendo entrevistadas. Então, na hora eu tive vontade de chorar, de esperniar, de correr atrás do que era meu por direito, mas não soube como agir. Ontem mesmo, eu liguei novamente para a empresa e sempre me repetem a mesma coisa. Eu gostaria que alguém me ajudasse como proceder nesse caso, porque já que passei por todo o processo seletivo, fui a pessoa selecionada, não consigo ainda entender porque até hoje nunca recebi o contato de ninguém da empresa para me dar uma explicação, já que a empresa se diz tão séria a esse respeito e em outros sentidos também, pois todas as explicações que tive até hoje, foi porque eu liguei para lá, foi porque corri atrás para saber, porque se eu não tivesse feito isso estaria até hoje, alheia a situação. Se alguém puder me ajudar, eu ficarei muito agradecida, pois a empresa conseguiu fazer com que eu me sentisse um lixo, nunca passei por situação igual e melhor seria se eles tivesse me dito desde o começo que eu não servia para a vaga e pronto, eu estaria conformada nesse momento!

LPJava

Roberta Mello Bom depender do grau de situação do seu constragimento… vc pode abrir um processo contra a empresa…mais isso vai em conta se vc nao sente mais vontade pelo cargo… pois tem coisas que acontece que perdemos o prazer ate se for contratado de executar por isso. “se sentir um lixo” é algo muito forte… se vc for contratada amanha na empresa… esse seu sentimento nao vai sumir…

Bom, as experiencia auqi de vocês, achei bem interesssante… agora nao sei se isso é uma regra do guj… mas se divulgar o nome da empresa… é interessante por motivo simples quebrar esse mkt falso que existe por ai… porem ai entra a questao de etica… que na minha opniao serve para esconder os erros dos outros nesse caso…

Porem divulgando o nome da empresa…pode ter sido apenas um caso especifico… claro fazer criticas a uma empresa… nao vejo problema nenhum…mais nao sei como os moderadores aqui no forum vao analisar isso… mas divulgar o nome da mesma… nao vejo com algo ruim… para eu, vc e outros que uma dia pode passar no rh deles…

W

Na verdade eu acho que eh um pouco “silly” um entrevistador querer ver essa especie de portifolio, com telas de sistemas e etc. Porque isso nao quer dizer nada, acho que ng tem saco pra ficar olhando isso. Em todas as entrevistas que eu fui no maximo o entrevistador pergunta, qual tipo de aplicacao que eu desenvolvi ou participei em cada uma das empresa que eu ja trabalhei e mesmo assim, todos sempre pediram uma explicao bem resumida e clara.

Se vc eh um sei la, web designer, ate faz sentido vc mostrar os sites que vc ja fez. Mas pra um desenvolvedor, na minha opiniao nao faz sentido nenhum.

Ng tem paciencia para uma palestra na entrevista.

lucifeler

LPJava: Bom eu também não acho falta de ética declarar o nome das empresas pois assim podemos ter uma ideia geral das empresas que te levam a serio e as que só querem te explorar.

Vale lembar que quando voce vai em uma entrevista o RH geralmente liga para sua empresa anterior para saber como voce era lá, então porque não podemos fazer o mesmo???

Deveria haver um apanhado geral da opinião das pessoas sobre as empresas que trabalharam a fim de qualificar as mesmas!!!

Marcio_Duran

:shock:Bom !!!

Existe até certas entrevista que a pessoa coloca o celular em modo aberto sem que o entrevistado sabia para uma outra pessoa fazer uma avaliação.É Claro que na hora a capacidade de falar coisas certas rapidas e sensata é o que manda.

Acho que vc não deveria levar pasta alguma, contendo trabalho principalmente em uma área que envolve sistema qualquer brecha pode ser um fator de violação de informação ou qualquer outra observação infundada por parte de quem esta lhe entrevistando, o que seria bom é uma carta de recomendação a ultima empresa seja uma multinacional ou medio porte, algo dessa natureza.

Já participei de seleções rigorasas, como em passar em provas disputando com 250 canditados e ser aprovado mas em entrevista de jogo social, não ser aprovado.

Mas é sempre uma arrebentação o R.H, que as vezes ele consegui identificar o perfil emocinal e acaba contratando uma pessoa nem tão especializada assim.

Algo assim !!! , O Jogo é jogado e não se fala, mas no seu caso você pegou o atalho errado, quiz falar demais.

P

gostaria de saber se o meu cabelo pode influenciar na seleçao pois sou negro e tenho o cabelo grande mais nao muito e gostaria de saber se posso ir a uma entrevista com o cabelo desse tamanho ou se vou ter algum problema [size=18] [/size][size=24] [/size]

Rubem_Azenha

Ta falando sério???

T

Sr. Patife, se você for com um boné virado ao contrário, uma tatuagem no rosto, uma camiseta surrada e a cueca para fora da calça vai ter mais problemas que com um cabelo black power (se for em uma empresa grande, você precisa se adequar aos padrões da empresa; provavelmente você terá de vestir um terno ou no mínimo uma camisa esporte).

P

a questao e q meu cabelo nao e blck power e sim esta um pouco maior q o comum e eu vou pleitear uma vaga de contrarregra em um teatro e em emissoras de tv!

el_loko

hahahahaha
só isso pra me fazer rir nessa quarta-feira!
:lol:

deniswsrosa

uhauhauhauhauhaua … E eu pensava que jah tinha visto de tudo!

Agora sobre a pastinha com as telas, tambem acho desenecessario, a nao ser que voce seja designer, afinal… no papel de empregador eu nao gostaria que um ex-empregado saisse monstrando print-screens dos meus sistema.

Quanto a entrevistas, jah fiz uma que durou ai mais de 12 horas somando todos os dias que fui, me aprovaram para a vaga, mas ai do nada me colocaram e outra que mew… sem duvida foi o pior projeto da minha vida. O cliente simplesmente estava “convertendo o sistema de JSF para Servlet” e mew, nos tinhamos que ficar calado pq se falasse para nao fazer isso, pq eh a maior burrice do mundo, a empresa perdia o projeto, ridiculo, pq o valor que eles iriam ganhar em cima eh insignificante.

Nope

Pra vocês verem que esses “costumes do sul do brasil” não são nada sadios =)

fantomas

:shock: Falar que é negro e ter cabelo grande foi de lascar heim tiozinho?

O que mais incomodou foi a parte “negro”, justo em um forum brasileiro.

O que pode “pegar” pra você não será o seu cabelo e nem sua cor, será as idéias que tem na sua cabeça.

Sou partidário do que o thingol escreveu; se a pessoa estiver vestida “adequadamente” e tiver o cabelo bem “tratado” (limpo, cortado, penteado, etc…) não importa se é comprido ou curto.

P.S Eu achava bacana o cabelo no estilo black power, bons tempos aqueles.

flws

Criado 22 de abril de 2005
Ultima resposta 25 de jun. de 2009
Respostas 15
Participantes 14