Dúvidas em Java

Olá pessoal! Como vão todos??

Bem, minha dúvida é simples, mas antes de postar gostaria de expor algumas informações

minhas para que vocês possam me conhecer um pouco!

Eu estudo VB a 6 anos, isso mesmo! “Estudo” pois não me acho programador, ou melhor, acho

que o VB não têm condições de fazer o que o C++ e o Java fazem.

Diariamente eu entro na net a procura de tutoriais ou apostilas que me façam “avançar” no

VB, mas infelizmente acho que não dá mais! Ou seja, cheguei ao limite!

OOP não existe no VB, é uma pena… Existe sim a plataforma .NET, mas infelizmente o

Framework quase "devora"a minha máquina na hora de rodar um fonte em VB.NET ou C#.

Para os que conhecem VB entenderão o que quero dizer! E somente depois de muito tempo venho

entender o por quê o fato dos programadores de C taxarem o VB de linguagem de “brinquedo”!

Agora, pelo que pude observar no fórum, acho que dei sorte!!! Os membros daqui são

verdadeiros “gurus” em Java! E pretendo aprender muito com os posts do fórum e com o

material que o site oferece!

Mas vamos a minha dúvida:

Eu sempre tive interesse em aprender o Delphi, por ser uma linguagem que suporta o recurso

de “Herança”, mas ao fazer uma pesquisa mais detalhada, percebi que a “verdadeira”

programação se faz quando o produto ou sistema, roda independente de plataforma.

Pois bem, segundo um amigo meu, ele costuma dizer que PHP é o futuro!
Mas isso eu venho ouvindo de Java a anos!!!

Minhas dúvidas!

1_O quê Java pode fazer?? Tudo, quase tudo?
2_Quais SBD Java suporta?? Firebird, Oracle, Mysql, SQLSERVER?
3_Java roda em qualquer plataforma mesmo??
4_Mercado: Vagas para programadores Java, exigências das empresas?
5_Quanto tempo para aprender o básico (um aluno assíduo da linguagem)?
6_É possível usar Java + PHP? OU Java faz tudo?

He,he, são dúvidas banais para vocês, mas extremamente importantes para mim!

Gente, estou neste momento baixando o JSDK do site da sun, quando terminar não sei nem por onde começar, mas meu instinto me diz que o esforço valerá a pena e que um dia eu terei pelo menos 10 por cento do conhecimento de vocês!

Fiquem com Deus! Obrigado!

Respostas:

1 Resp: Bom isso de fazer tudo é um conceito meio escorregadio. Java ainda tem alguns problemas de performance, então eu diria que é apropriada para quase tudo.

2 Resp: Uma porrada, literalmente.

3 Resp: Teoricamente.

4 Resp: Muitas vagas (bastante exigências também).

5 Resp: Isso é complicado, varia muito de pessoa para pessoa. Eu diria que mais ou menos um ano para obter uma certa proficiência.

6 Resp: Quando conhecer melhor java não vai querer usar PHP.

Abraços e boa sorte! :wink:

Muito obrigado Vinicius!