Dúvidas Freqüentes dos Usuários Java

5 respostas
T

Pelos anos em que fiquei aqui no GUJ percebo que várias das dúvidas e dificuldades dos iniciantes nem são tanto de Java, mas de infra-estrutura e conceitos.

Por exemplo:

• Como chamar o compilador?
    Nesse caso, as dificuldades é que normalmente o novato não conhece a linha de comando (Command Prompt do Windows, terminal no Linux ou Unix). Portanto não conhece o conceito de PATH.
  • Como faço para criar um executável?
    Isso é uma particularidade do Java que é um pouco difícil de justificar, já que as outras linguagens criam executáveis.
  • Uma vez criado um .jar, como passar parâmetros para ele?
    Outro problema de conceito - dessa vez é o de argumentos da linha de comando.
  • Quero saber algo que está ocorrendo no cliente (browser) mas tento executar essa função no servidor (web server) e ela não funciona.
    Nesse caso é a confusão do que se pode fazer no cliente e no servidor.
  • Quero copiar um arquivo do cliente para o servidor (ou vice-versa) mas java.io.* não funciona.
    A mesma coisa.
  • Quero acessar recurso X (normalmente bancos de dados) via applets mas…
    É mais ou menos a mesma coisa também.
  • Eu fazia determinada coisa antigamente mas agora ela não funciona mais (por motivos de segurança ou outra limitação que a Microsoft pôs em uma determinada versão do Windows).
    Isso é chato (até hoje encontro esse tipo de problemas).

E por aí vai.

5 Respostas

lpcnew

Realmente,
Eu sou niciante/intermediário e algumas dessas perguntas sempre me deixarãm com a pulga atraz da orelha. :?

Se forem respondidas, ótimo! hehehe… vou ficar de olho. :wink:

renatoes

Boa noite,

Aproveitando o post do thingol, gostaria de expressar minha opinião sobre o uso do fórum básico por alguns iniciantes :P.

Não frequento muito o fórum e meu conhecimento em Java é mediano, mas por várias vezes acredito que o pessoal mistura um pouco a definição do básico do Java com o básico de um arquitetura, ferramenta, etc.
Por exemplo, são vários os posts aqui, no fórum Básico, que buscam ajuda sobre EJB, JSF, etc. A dúvida pode ser básica mas o referente assunto não é tão básico.

Lendo a definição no link para o fórum, a definição de seu uso fica bem clara:

Posts sobre tecnologias mais avançadas por aqui desfocam um pouco sobre o próprio uso do fórum (provavelmente um iniciante em Java não lerá tais posts, é verdade).

Creio que com a maturidade e entendimento do problema, a pessoa perceberá que não se tratá de algo tão básico, e obterá ajuda mais fácilmente no fórum Avançado :slight_smile:

peczenyj

ACHO que muitas duvidas de infra já foram respondidas mas quem pergunta não leu ou não entendeu a resposta pois estava em inglês em um lugar bem visível da documentação oficial do compilador ou da biblioteca utilizada.

Sem falar que alguns programadores são afoitos e ja querem fazer telinhas que se comunicam sem entender alguns conceitos básicos (se bem q, em outras linguagens, isso é plenamente possivel).

ViniGodoy

Eu acho que seria legal organizarmos um FAQ, no estilo do C++ FAQ Lite.
Organizado na forma de perguntas comuns/respostas.

A minha lista de favoritos mesmo é baseada em respostas comuns, que já dei várias vezes.

R

ViniGodoy:
Eu acho que seria legal organizarmos um FAQ, no estilo do C++ FAQ Lite.
Organizado na forma de perguntas comuns/respostas.

Esta idéia do FAQ podia ser num formato Wiki … o que acham de um GUJWiki ?
Uma outra idéia, seria ajudar o Rafael e o time com o JForum e incluir uma funcionalidade de ao postar um novo tópico, incluir já como resposta (se existir) tópicos com palavras chaves semelhantes.

Por exemplo, a dúvida de “criar executável Java” já foi respondida muitas vezes, e esta resposta automática poderia sugerir links para estes posts …

É claro que tem que melhorar estas idéias, mas já é um começo.

Criado 10 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 11 de fev. de 2008
Respostas 5
Participantes 6