Dúvidas Gerais, sobre mescla de HTML e JSP

Olá a todos

Passo por diversas dificuldades ao progrmar em JSP (na empresa onde comecei a estagiar), gostaria que este tópico fosse utilizado como troca de informações entre as pessoas que tivessem mais experiência na áera, para aconselhar, dar dicas e tutoriais, sobre o assunto, por exemplo, eis minha dúvida principal

Imaginem que voces tenham um cadastro de Cotação, que seja divido entre "Dados do Cliente, Dados dos Produtos, Dados da Transportadora, ok até aí tudo bem, qual o porem, para abrir a cotação eu preciso entrar com o cliente, (ele já está cadastrado antes) ou seja posso digitar codigo e nome, ou pesquisar e é aí que está o problema:

Ao pesquisar, abro uma janela popup que recebe ou o codigo ou o nome do cliente (o que a pessoa tiver digitado antes de clicar em pesquisar, na pagina anterior), essa pesquisa gera uma listbox com os resultados, eu seleciono o cliente desejado e clico em Avançar, este botão, atribui o valor do codigo do cliente e do nome do cliente, desejado, nas caixas de texto da página anterior, recarrega o form anteriro pra poder aparecer os dados e fecha o popup

Porem o que acontece é o seguinte, quando eu pesquiso quero que a vendedor veja somente o codigo e o nome do cliente na list, mas quando ocorrer esta atualização, no form nterior deve aparecer, endereço, email, Cidade, Estado, outros dados da tabela de Clientes tambem, já tentei de tudo e nada deu certo
Por favor, creio que este tipo de dúvida seja muito comum para os iniciantes, coisa básica, pra quem já tem uma certa experiência, mas que é de grande valia, para os outros