Dúvidas iniciais

Olá !

Preciso desenvolver uma aplicação para um trabalho acadêmico. É obrigatório que seja em java, cujo ambiente estou começando a ter contato agora.
Bem, como a aplicação envolve banco de dados, estatística e precisa ter uma interface gráfica, criei três pacotes: modelo, visao e controle. Aí começam as dúvidas/problemas:

1. Tem como eu acessar os métodos das classes de acesso ao bd e às tabelas, sem ter que instanciá-las todas as vezes que precisar usar o método ? Como ? Tentei fazer isso, mas receber a seguinte mensagem, quando chamo o método em uma outra classe:

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException

1. Estou trabalhando como no Netbeans. O que é recomendável: tratar os eventos a partir dos objetos no formulário (exemplo, tenho um botão e vou em eventos, actionpeformed) ou faço esse controle à parte ?

Obrigado pela ajuda.

Ola,

Para usar os metodos de uma classe, sem ter que ter uma instancia dela é só usar o modificador ‘static’ no metodo, mas desta forma o metodo se torna um metodo de Classe, o que siginifica que vc não poderá, apartir dele, usar recursos com escopo de Instancia…

Em relação a tratar os eventos ‘a parte’ é só vc fazer uma classe, ou metodo que trate o evento e o chame apartir do tratamento que o nebeans te fornece.

Opa,

Pelo o que eu entendi, voce está meio confuso em como implementar essa brincadeira, mas a ideia é bem simples e voce terá que pensar em camadas.

Na tela voce terá que pegar e setar os dados que estao indo para a camada de persistencia(gravar/alterar) ou dos dados que estao vindo da camada e persistencia(consulta).

Nas classes de persistencia dos dados da aplicaçao, voce terá um atributo do tipo Connection que receberá uma copia de uma conexao configurada com o banco de dados toda a vez que essa classe for instanciada para que voce possa manipular a persistencia dos objetos.