Dúvidas iniciais

Olá !

Preciso desenvolver uma aplicação para um trabalho acadêmico. É obrigatório que seja em java, cujo ambiente estou começando a ter contato agora.
Bem, como a aplicação envolve banco de dados, estatística e precisa ter uma interface gráfica, criei três pacotes: modelo, visao e controle. Aí começam as dúvidas/problemas:

1. Tem como eu acessar os métodos das classes de acesso ao bd e às tabelas, sem ter que instanciá-las todas as vezes que precisar usar o método ? Como ? Tentei fazer isso, mas receber a seguinte mensagem, quando chamo o método em uma outra classe:

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException

1. Estou trabalhando como no Netbeans. O que é recomendável: tratar os eventos a partir dos objetos no formulário (exemplo, tenho um botão e vou em eventos, actionpeformed) ou faço esse controle à parte ?

Obrigado pela ajuda.

Ola,

Para usar os metodos de uma classe, sem ter que ter uma instancia dela é só usar o modificador ‘static’ no metodo, mas desta forma o metodo se torna um metodo de Classe, o que siginifica que vc não poderá, apartir dele, usar recursos com escopo de Instancia…

Em relação a tratar os eventos ‘a parte’ é só vc fazer uma classe, ou metodo que trate o evento e o chame apartir do tratamento que o nebeans te fornece.

Opa,

Pelo o que eu entendi, voce está meio confuso em como implementar essa brincadeira, mas a ideia é bem simples e voce terá que pensar em camadas.

Na tela voce terá que pegar e setar os dados que estao indo para a camada de persistencia(gravar/alterar) ou dos dados que estao vindo da camada e persistencia(consulta).

Nas classes de persistencia dos dados da aplicaçao, voce terá um atributo do tipo Connection que receberá uma copia de uma conexao configurada com o banco de dados toda a vez que essa classe for instanciada para que voce possa manipular a persistencia dos objetos.

Voce terá que implementar uma classe que realize a conexao com a base de dados, “ConnectionFactory”, que terá um metodos getConnection que retorna uma copia configurada do tpo Connection.

Voce pode usar de Interfaces para deixar todas as classes de persistencia padronizadas, ou usar de superclasses.

Abraços.