Olá
Estou querendo aprender a programar em Java, pq já ouvi falar mto bem dessa linguagem e talz, mas possuo “algumas” duvidas:
1- Mtos dizem q Java é bom, mas é muito pesado. Isso realmente é verdade?
2- Eu tenho o JRE instalado aqui, mas acho q ele serve apenas para visualizar aplicações em java, certo?
3- Aqui no PJ fala mto do Eclipse, mas aqui n diz nada de Eclipse… Entao qual a diferença do Eclipse, pro J2SE pro J2EE? Todos sao free? Qual é mais recomendado para iniciantes?
4- Possuo alguns conhecimentos em SQL, HTML, Visual Basic 6, Delphi (5 e 6), Pascal, Interbase mas me parece q Java é mais parecido com C, estou certo?
5- Existe alguma apostila completa para aprender Java? Ou algum tutorial, alguma coisa no estilo, que englobe também ligação com banco de dados?
6- Em que a linguagem Java é realmente aplicada atualmente?
7- Java é melhor q outras linguagens? Pq?
Vlw…
Espero respostas!

Eu, particularmente, prefiro o Netbeans. Acho o Eclipse meio “feito nas coxas” e também o Netbeans é feito pela própria Sun (a empresa que desenvolve o Java). E pela instalação padrão, o Netbeans dá suporte a desenvolvimento web, Java EE, desenvolvimento visual em Swing (WYSIWYG), e co um plugin que o site quase que força você baixar junto com o programa, também pode desenvolver pra J2ME (celular). Enfim, eu gosto bem mais do Netbeans.