Dúvidas iniciantes [montagem de interfaces e banco de dados]

7 respostas
stone_1122

Boa noite pessoal,
Estou começando agora com Java, minha linguagem nativa é PHP.

Já devem ter surgido estas dúvidas aqui no fórum com certeza mas infelizmente não me adaptei com a ferramenta de busca.

Bom pessoal é o seguinte, já conheço o básico de java e gostaria de partir para montagem de interfaces(telas) e banco de dados
gostaria de saber o seguinte.

-Como posso começar com montagem de interfaces(telas visuais), botões, formulários, etc…
-Banco de dados, como posso começar a estudar banco de dados para Java, MySql, Oracle, etc…

Não encontrei muitas referências na web sobre isto somente com webservices, gostaria de rodar um bd local para iniciar.

IDE usada: Eclipse.

Agradeço desde já !

Abraços !

7 Respostas

C

Opa tudo bem?

Tu já conhecer HTML/CSS?

Se sim então recomendo estudar Servlets , são os meios com os quais ocorrem a comunicação dos views(telas/interfaces) e suas classes Java.

Agora para banco de Dados recomendo estudar JDBC.

Sim existem frameworks que facilitam isto , mas é sempre bom ter a base de como tudo rola por baixo dos panos.

Recomendo procurar a apostila FJ-21 da caelum.

Oromar

Com relação à interface gráfica você tem as seguintes opções:

1 - AWT, Biblioteca mais antiga do Java, melhor performance.

2 - SWING, Biblioteca de criação de interfaces gráficas com a preocupação da portabilidade, performance pior que a anterior.

3 - SWT, Biblioteca mais nova, componentes melhores esteticamente, porém sem portabilidade.

Se optar por SWING uma boa opção é usar a IDE Netbeans com os recursos drag and drop.

Também existe um plugin no Eclipse onde você pode desenvolver com o drag and drop, porém não é tão agradável de utilizar que o NetBeans.

Dá uma olhada aqui:

Em relação ao banco de dados você deve procurar na web como trabalhar com o JDBC, para se comunicar com o banco de dados.

PS. As apostilas da Caelum são muito boas mesmo, as dicas que eu dei é se for trabalhar com Aplicações Desktop.

stone_1122

@CaioIncau
Conheço HTML/CSS sim, aliás é uma das minhas especialidades.
Vou dar uma pesquisada sobre JDBC e vou baixar estas apostilas que parecem ser muito boas mesmo.

@Oromar
É por ai mesmo que eu pretendo começar, Java Desktop, eu já estudei um pouco com o Netbeans mas achei o mesmo muito confuso e resolvi partir para o Eclipse,
Swing é a classe nativa do java para montar interfaces gráficas certo?
Existe algum plugin que trabalhe com ele no método Drag&Drop?

Quanto ao banco de dados creio que esta seja a parte mais complicada do aprendizado, vou dar uma pesquisada em JDBC e também vou dar uma pesquisada em como fazer uma conexão com MySql.

Obrigado. !

ViniGodoy

Faz muitos anos que a performance da AWT já é inferior a do Swing.
Depois da implementação de recursos como aceleração de hardware e double buffering, essa afirmação deixou de ser verdadeira.

Além disso, a AWT apresenta tantos problemas de portabilidade, que hoje nem sequer é uma alternativa a ser considerada para um projeto sério.

A SWT é portada para todas as plataformas onde o Java é suportado hoje em dia.
No site, há explicação sobre como porta-la para outras plataformas específicas.

É a biblioteca usada pelo Eclipse.

Entretanto, eu ainda prefiro usar o Swing. Para uma interface mais rica, uma alternativa a ser considerada hoje em dia é o JavaFX.

O Eclipse já vem integrado com o plugin do Google (GWT). Não é necessário instala-lo. Sobre ser ou não tão bom desenvolver nele quanto no Netbeans é uma questão de escolha pessoal.
Fazer uma interface que funcione consistentemente em múltiplas plataformas no editor do Netbeans também não é nada fácil. O Matisse também é muito criticado quando você precisa adicionar um componente novo no meio da tela. Por um componente se ancorar em outro, o processo é geralmente traumático.

Finalmente, para quem quer fazer telas na mão, uma boa alternativa é o MigLayout: http://www.miglayout.com/

stone_1122

Entendi pessoal, porém ainda fiquei meio confuso entre Java Desktop e Java Web, posso usar os mesmos plugina/componentes para ambos,
qual seria uma boa alternativa ao eclipse para montar uma interface gráfica no braço e uma solução “arrastando” componentes?
assim consigo gerencia-los e ter um preview mais rápido da minha aplicação.

ViniGodoy

Até por usando applets / jnlp, mas você terá uma aplicação Swing que dispara assim que é clicada. Para páginas web, aí as tecnologias são diferentes (você faz a tela em HTML, JQuery e JFaces ou outra tecnologia apropriada).

Na mão, qualquer IDE. É uma boa usar o MigLayout que indiquei.

Arrastando, ou o Netbeans com Matisse, ou o Eclipse com o GWT.

stone_1122

Até por usando applets / jnlp, mas você terá uma aplicação Swing que dispara assim que é clicada. Para páginas web, aí as tecnologias são diferentes (você faz a tela em HTML, JQuery e JFaces ou outra tecnologia apropriada).

Na mão, qualquer IDE. É uma boa usar o MigLayout que indiquei.

Arrastando, ou o Netbeans com Matisse, ou o Eclipse com o GWT.

Entendi, entao vou estudar um pouco de GWT para Java e banco de dados para Java e dou um retorno aqui para vocês (provavelmente com mais dúvidas kkk),
Obrigado pela ajuda neste inicio de jornada pessoal.

Abraço

Criado 27 de abril de 2012
Ultima resposta 28 de abr. de 2012
Respostas 7
Participantes 4