Dúvidas iniciantes [montagem de interfaces e banco de dados]

7 respostas
stone_1122

Boa noite pessoal,
Estou começando agora com Java, minha linguagem nativa é PHP.

Já devem ter surgido estas dúvidas aqui no fórum com certeza mas infelizmente não me adaptei com a ferramenta de busca.

Bom pessoal é o seguinte, já conheço o básico de java e gostaria de partir para montagem de interfaces(telas) e banco de dados
gostaria de saber o seguinte.

-Como posso começar com montagem de interfaces(telas visuais), botões, formulários, etc…
-Banco de dados, como posso começar a estudar banco de dados para Java, MySql, Oracle, etc…

Não encontrei muitas referências na web sobre isto somente com webservices, gostaria de rodar um bd local para iniciar.

IDE usada: Eclipse.

Agradeço desde já !

Abraços !

7 Respostas

C

Opa tudo bem?

Tu já conhecer HTML/CSS?

Se sim então recomendo estudar Servlets , são os meios com os quais ocorrem a comunicação dos views(telas/interfaces) e suas classes Java.

Agora para banco de Dados recomendo estudar JDBC.

Sim existem frameworks que facilitam isto , mas é sempre bom ter a base de como tudo rola por baixo dos panos.

Recomendo procurar a apostila FJ-21 da caelum.

Oromar

Com relação à interface gráfica você tem as seguintes opções:

1 - AWT, Biblioteca mais antiga do Java, melhor performance.

2 - SWING, Biblioteca de criação de interfaces gráficas com a preocupação da portabilidade, performance pior que a anterior.

3 - SWT, Biblioteca mais nova, componentes melhores esteticamente, porém sem portabilidade.

Se optar por SWING uma boa opção é usar a IDE Netbeans com os recursos drag and drop.

Também existe um plugin no Eclipse onde você pode desenvolver com o drag and drop, porém não é tão agradável de utilizar que o NetBeans.

Dá uma olhada aqui:

Em relação ao banco de dados você deve procurar na web como trabalhar com o JDBC, para se comunicar com o banco de dados.