Duvidas IR de pessoa fisica trabalhando como PJ

boa tarde a todos, peço desculpas caso esteja postando na área errada, mas realmente fiquei na duvida de onde postar…

bom esse é meu 1º ano trabalhando como PJ e não sei como vou declarar meu IR, na verdade não faço nem ideia…

não sei se muda algo mas minha empresa é simples carioca.

tb preciso declarar o da minha sócia certo? como faço(minha sócia é domestica e nem conta em banco ela tem) como vou declarar isso???

acredito que tenham muitos PJs que tiveram essa duvida no inicio de sua trajetória.

alguém poderia me dar uma luz, to super perdido!

Nunca trabalhei com PJ, nem manjo muito dessas coisas

Mas PJ é obrigatorio ter um contador, ele tem tudo que vc precisa la, nao tem?
Alem disso, ele fará isso pra voce…

Você já declarou o IR como funcionário normal? A empresa te dá um demonstrativo com o que ganhou de salários, férias, 13o, etc.

Quando estiver trabalhando como PJ é parecido, o contador vai te dar um informe de rendimentos com o que você (como Pessoa Física) ganhou da sua empresa (tem aquele salarinho mínimo declarado como pro-labore, o restante vem como retirada de lucros). É só procurar lá no programa de declaração onde declarar esse tipo de rendimento.

Quanto à sócia, recentemente eles mudaram as regras: uma pessoa não precisa declarar imposto apenas por ser sócia de uma empresa. Só precisa se tiver aquela renda mínima necessária para exigir a declaração, como uma pessoa normal; caso contrário continua fazendo a declaração de isento como sempre fez.
(não custa confirmar se ainda é assim, veja as regras lá no site da Receita)

São duas declarações diferentes, a da empresa e a da pessoa do proprietário.
O contador faz a da empresa, e o proprietário faz a dele (alguns contadores oferecem para fazer a de Pessoa Física também, por um preço extra… mas não acho que vale a pena)

[quote=igor_ks]Nunca trabalhei com PJ, nem manjo muito dessas coisas

Mas PJ é obrigatorio ter um contador, ele tem tudo que vc precisa la, nao tem?
Alem disso, ele fará isso pra voce…[/quote]

é exatamente como o gomesrod falou

sim é obrigado, porem este só faz a declaração do IR como PJ, ou seja ele não faz o de pessoa fisica

obrigado gomesrod