Dúvidas JAVA 2

Oi pessoal, antes gostaria de agradecer pela atenção dispensada e estou muito feliz em fazer parte do P.j. Observei muito o site e percebi que é muito bom. Faço faculdade de des. e aplic. internet e e estou querendo aprender a liguagem Java e nada melhor de começar por aqui. Estou estudando por um livro chamado JAVA 2. e gostaria de tirar algumas dúvidas por gentileza:
qual a diferença entre JAva 2 e as outras linguagens JAva?
Qual programa utilizo para executar os exercícios ? Estou com o cd no livro mas é o sdk 1.3, acho que deve haver uma atualização mais nova. Será que vocês podem me indicar aonde encontrar e baixar.
Muito obrigado e conto com a ajuda de vocês…

http://java.sun.com/javase/downloads/index.html

Baixa a IDE JCreator para escreveros programas é boa para quem está iniciando. O problem é que esse livro ai deve ser meio desatalizado não? para ele estar com o jdk 1.3 sendo que já está na versão 1.5 e acredite… tiveram muitas mudanças de uma para a outra… Para pegar o básico até que pode ajudar, mas não se prende muito nesse livro não, porque se bobiar você vai estar fazendo coisas (reinventando a roda) que não seriam necessarias.