Dúvidas JavaDB

Olá pessoal, há pouco desenvolvi um projeto utilizando JavaDB embarcado (EmbeddedDriver), tudo funcionando perfeitamente. Então, resolvi migrar alguns projetos meus que utilizam o postgreSQL para Derby, visando disponibilizar meus programas para download (versão trial - 30 dias), já que com o postgreSQL não tem como fazer isso, além do que fico muito limitado à cidade em que moro (Salvador). Perdi uma oportunidade de disponibilizar meu programa para Clínicas de Fisioterapia por conta disso, já que eu teria que ir até o computador do cliente (em São Paulo) para instalar e configurar o banco de dados e depois instalar o sistema. Mas me surgiram 3 dúvidas sobre essa migração:

1ª) Li no manual do derby como realizar o backup dos dados e vi que ele não gera um arquivo com a extensão .backup, por exemplo, como o postgreSQL. O backup dele é mais “manual”, ou seja, ele copia a pasta com os dados para outro diretório. Então, minha dúvida é: como criar a pasta (se ela não existir), criar um arquivo compactado (.zip, por exemplo) contendo a pasta com os dados e a data do backup no nome do arquivo, e copiar esse arquivo para dentro da pasta criada para salvar os backups, tudo a partir da aplicação java desktop ?

2º) Gostaria de criar 2 versões do mesmo programa, uma para instalar como servidor, onde a aplicação iria junto com o banco de dados, e a classe de conexão com o BD utilizaria o driver org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver e outra para instalar como cliente, onde a aplicação iria sozinha, sem o banco de dados, e utilizaria o driver org.apache.derby.jdbc.ClientDriver. Agora a minha dúvida: como fazer (e garantir) com que a aplicação instalada como cliente conseguirá “startar” o servidor derby na máquina servidora, e como fazer para que 2 ou mais máquinas acessem o banco de dados derby ao mesmo tempo, pois li que existe algumas restrições no limite de conexões simultâneas, como configurar isso ?

3ª) Está relacionada ao item acima, mas resolvi colocá-la como tópico a parte. Como criar um instalador (JAR) e inserir nele as opções de instalação (cliente ou servidor)?

Agradeço a todos que puderam me ajudar.