Duvidas Jsf e NetBeans 7

Boa noite amigo, sou programador a mais de 5 anos em PHP, DELPHI e C#.
Porem estou estudando o java Web EE e estou com umas Dúvidas e gostaria que pudessem me ajudar.
estou implementando o JSF no NetBeans 7 e as duvidas são:

1º Por que as paginas não ficam com a extensão *.jsf, quando crio elas ou elas ficam com a estensao xhtml ou jsp
2º Todos os tutoriais falam que devo abrir o faces-config.xml porém o NetBenas 7.1 não cria existe arquivo.
3º Por que ao invés de usar o comandos ou padrão do html eu tenho que trabalhar com <h:head> <h:body><h:form> ou seja sempre tem um prefixo na frente ou h ou p ou f etc

    </h:head>
    <h:body>
        <h:form>
            <h:commandButton value="Ok"></h:commandButton> 
        </h:form>
    </h:body>

4º se alguem tem um tutorial de explicação sobre esses <h: ou <p: <f: etc.

Amigos como sou iniciante peso desculpa pela perguntas que podem ser obvias, mas mesmo assim agradeço pela ajuda dos mesmo

3 - Você pode usar JSP sim, porém, o padrão para construção de facelets (java server faces) é o eXtensible Hypertext Markup Language ou xhtml.
2 - Faces-config.xml era o arquivo de configuração padrão para mapeamento de todos os managed-beans e redirecionamentos. Provavelmente você esteja usando a versão 2.x e, devido ao uso de annotations, o faces-config.xml pode ser ignorado.
1 - O padrão de url do facelets permite que se determine a extensão .jsf ou .xhtml mesmo, depende de como você define isso nas configurações do mesmo.

Como citou o colega acima, a extensão da página é algo configurável, sendo que pode ser considerado como detalhe.