Tenho algumas duvidas a respeito do JSP + Primefaces, é verdade que jsp não é uma boa idéia para colocar componente do Primefaces ?
(Não consigo fazer funcionar os componentes e não consigo adicionar o primefaces no <%@ taglib … %>)
Eu pretendo criar uma aplicação web que seria para poucas funções. Seria para uma imobiliária, que o usuário é apenas o admin que teria as funções de alterar, adicionar e excluir os imoveis do banco e ter uma busca no banco para o usuário normal pesquisar os imoveis daquela imobiliária.
Eu já fiz as classes tudo, como não sei hibernate fiz todos os códigos do sql nas classes, mas vejo muitas dificuldades para ficar da maneira que eu quero. Portanto se alguém puder colocar algum tutorial para hibernate ou livros ficarei grato. E também queria aprender o Spring para fazer a segurança do website (apenas o usuario logado acessar determinadas páginas) se alguém também souber de livros/tutoriais agradeceria se postasse.
Eu tentei fazer um Filter na minha aplicação, mas, ou ele filtrava todas as páginas ou não filtrava nada(mesmo em diretórios diferentes). O mais perto que consegui foi se eu entrasse em uma página que era restrita ele não logava, ficava na página de login sempre, mesmo com usuário correto, só logava se eu digitasse a pagina para fazer o login.
Também estou aberto a dicas de como eu poderia trabalhar melhor com isso.
Olá Septo.
Então, não tenho muita experiencia com JSP, mas trabalho com JSF 2.0.
Digamos que seria quase a mesma coisa. Se você não desenvolveu a parte lógica e as telas, vale a pena conferir.
Eu estudei por diversos materiais dentre eles o que gostei muito foi da K 19 e do proprio primefaces.
Para você conseguir utilizar o primefaces basta adicionar as libs do mesmo (obtidas no download) e, se não me engano, fazer uma breve configuração no Xml.
[quote=max.analista]Olá Septo.
Então, não tenho muita experiencia com JSP, mas trabalho com JSF 2.0.[/quote]Cara, me desculpe. Acho que você está muito e completamente enganado.
Servlet e JSP são action based, JSF é component based. São abordagens completamente diferentes.
O JSF utiliza Servlet, mas JSP não precisa nem saber o que é JSF.
@Septo pelo que vi você tem dificuldade até com o básico de web por não saber configurar um simples filtro.
Esqueça framework por agora. Estude o básico, comece por baixo.
Realmente posso estar enganado pois como disse, eu não entendo muito o JSP.
Quando estudei JSP achei muito estranho e pulei diretamente para JSF. Dificuldade maior que tive foi em entender ao pé da letra o ciclo de vida associando com o escopo.
Mas creio que a minha sugestão, conforme solicitou o usuario,
seja válida pois, assim como eu, a utilização do JSP não foi um sucesso ha alguns anos atras, já o JSF caiu como uma luva.
Aproveito a oportunidade em agradecer pela correção Hebert e pergunta-lhe quais os beneficios e qual deles(JSP e JSF) possui uma melhor performance?
[quote=max.analista]Realmente posso estar enganado pois como disse, eu não entendo muito o JSP.
Quando estudei JSP achei muito estranho e pulei diretamente para JSF. Dificuldade maior que tive foi em entender ao pé da letra o ciclo de vida associando com o escopo.
Mas creio que a minha sugestão, conforme solicitou o usuario,
seja válida pois, assim como eu, a utilização do JSP não foi um sucesso ha alguns anos atras, já o JSF caiu como uma luva.
Aproveito a oportunidade em agradecer pela correção Hebert e pergunta-lhe quais os beneficios e qual deles(JSP e JSF) possui uma melhor performance?[/quote]Depende do seu código. [=
Na boa? Volte e estude JSP e Servlet. O JSF usa isso por debaixo dos panos, e JSP e Servlet é a base de tudo. Do JSF, do SpringMVC, Struts…
A perfomance em JSF pode ser melhorada ao se aprender os conceitos de JSP e Servlet.
Realmente estou com um pouco de dificuldade no básico da web, mas é pouco. Já fiz um curso em java para web e percebi que o curso não valeu muito a pena para o meu conhecimento. Quanto mais procuro saber mais vi que não aprendi NADA por muito caro.
max.analista agradeco o seu link, ainda não pude aprofundar no que o material fornece, mas pelo sumário dá para perceber que as coisas são bem detalhadas. Obrigado Pela ajuda.
Hebert Coelho também lhe agradeco a ajuda. Vou seguir o que você me falou e já estou providenciando este livro, já sabia dele por amigos e já estava pensando em providenciar mesmo.