Pessoal to começando a estuda MVC estou bem confuso ainda.
por exemplo vou construi 1 tela para cadastro de clientes
vou monta a classe CadCliente usando o Editor grafico do eclipse
a classe CadCliente vai ser a classe View contendo só os componentes
A model seria os get e Set e a conexão com o banco de dados e as comandos SQL, a Control Seria para fazer Validações como não permetir gravar um registro no banco de dados com o componente em branco(null no caso).
Se alguem tiver ou saber de algum lugar pra fazer donwload de um projeto simples usando mvc pra eu estuda já agradeço.
Pessoal to começando a estuda MVC estou bem confuso ainda.
por exemplo vou construi 1 tela para cadastro de clientes
vou monta a classe CadCliente usando o Editor grafico do eclipse
a classe CadCliente vai ser a classe View contendo só os componentes
A model seria os get e Set e a conexão com o banco de dados e as comandos SQL, a Control Seria para fazer Validações como não permetir gravar um registro no banco de dados com o componente em branco(null no caso).
Se alguem tiver ou saber de algum lugar pra fazer donwload de um projeto simples usando mvc pra eu estuda já agradeço.
Humm… seus conceitos de MVC não correspondem com o que é MVC. Tlv por isso vc não consiga avançar.
MVC é um padrão que se aplica a uma só camada ( i.e. conjunto de classes que fazem um só trabalho) e não entre camadas. get/set nunca poderão ser model de nada. validação é modelo, não é controle.
Não se preocupe em fazer um sistema MVC porque isso não existe. Preocupe-se em ter camadas bem definidas e dentro de cada uma usar os padrões mais relevantes para ela. Por exemplo, na camada cliente vc vai usar MVC com swing ou web, na camada de negocio isso já não faz sentido. Vc vai usar Façades e Services… Na camada de integração vc vai usar DAO . Cada camada seus padrões. Mas não se preocupe muito com eles. Entenda primeiro
o que o sistema tem que fazer e como o tem que fazer.
rodrigo_gomes
Sergio, nao entendi muito bem essa afirmação. Se o MVC trata da interação entre componentes que podem estar em mais de uma camada (se o sistema foi efetivamente dividido em camadas) como camada de apresentação e de regras de negocio, por exemplo, como ele pode ser de uma camada só?
tiago.vt
eu fiz um sistema que cadastra cliente ate agora a tela principal tem os botões que vai chama os internalframes a classe CadCliente é um internal frame . nessa classe tem 1 tabela que mostra dos dados do banco de dados os botões e os outros componetes tudo isso ta dentro da classe cliente a unica coisa que está fora dela que a captura da dos dados do banco de dados para montar a tabela e também para montar a tabela quando eu faço uma pesquisa. Do jeito que eu fiz me falarão que dessa forma que eu fiz daria mais trabalho para fazer futuras manutenções.
tiago.vt
estou bem confuso nesta questão de dividir as coisas…
sergiotaborda
rodrigo_gomes:
sergiotaborda:
MVC é um padrão que se aplica a uma só camada ( i.e. conjunto de classes que fazem um só trabalho) e não entre camadas.
Sergio, nao entendi muito bem essa afirmação. Se o MVC trata da interação entre componentes que podem estar em mais de uma camada …
Foi o que eu disse. Eles não podem estar em mais do que uma camada. Então o “Se” da sua frase não se aplica.
sergiotaborda
Pois… é meio complicado mesmo. O que vc tem que entender é que componentes são apenas ferramentas. A inteligência deles é o seu modelo e deve ser controlada à parte.
Controles — evento—> modelo – altera --> Controles